SNFF11: fundo imobiliário prepara incorporação ao SNME11 e vai ouvir cotistas
Fundo imobiliário SNFF11, FOF da Suno Asset, está propondo a incorporação ao SNME11, FII multiestratégia (“hedge fund”) da mesma gestora.


O SNFF11, FOF (fundo de fundos) da Suno Asset, está propondo a seus investidores a incorporação ao SNME11, fundo imobiliário multiestratégia (“hedge fund”) da mesma gestora. Os cotistas devem votar por meio de assembleia geral extraordinária (AGE) que será convocada nos próximos dias.

A decisão foi anunciada em comunicado ao mercado, acompanhado de material que explica as vantagens da medida aos cotistas. Segundo o CIO da Suno Asset, Vitor Duarte, trata-se de uma possibilidade de ampliar a rentabilidade por meio de um regulamento mais moderno.
“O SNFF11 foi criado dentro do que previa a legislação da época e vem entregando um desempenho consistente, acima do FIX e de outros pares. Mas o SNME11 consegue, por meio de ferramentas mais amplas, operar com mais agilidade para entregar um retorno maior”, explicou o gestor.
O analista Gerardo Azevedo, que faz parte do time da Suno Asset que atua na gestão dos dois FIIs, explica que o SNME11 conta com mandato mais flexível, o que faz com que ele possa operar com maior variedade de ativos. “Ele pode adquirir CRIs, ações de empresas, imóveis por meio de aquisições diretas, e também pode comprar cotas de FIIs quando enxergar uma oportunidade interessante com desconto”, explica.
Fundo imobiliário de quase R$ 400 milhões após a operação
Processos similares de fusão entre os FOFs e os FIIs multiestratégia vêm sendo realizados por outras gestoras. No caso do SNFF11 e do SNME11, a consolidação seguirá os seguintes passos:
- Aprovação pelos investidores do SNFF11 em AGE.
- Oferta do SNME11, que será integralizada pelo SNFF11 por meio de seus ativos, em valor patrimonial.
- Entrega das novas cotas do SNME11 ao SNFF11, que fará o repasse proporcional a seus cotistas.
- Amortização e liquidação do SNFF11.
Segundo a Suno Asset, o SMNE11 vem entregando uma performance superior ao SNFF11 em 14,29%, o que representa o potencial de valorização para o investidor. Além disso, outras vantagens apontadas pela gestora são:
- Potencial de ganho de capital dado o desconto do SNFF11 frente ao múltiplo negociado do SNME11;
- Potencial aumento do rendimento recorrente por conta da maior exposição a crédito privado na carteira consolidada dos dois fundos;
- Aquisição dos ativos a valor de mercado, “resetando” o preço médio do portfólio e aumentando o potencial de ganho de capital futuro;
- Maior flexibilidade da carteira, com mais facilidade para diversificação e consolidação de uma estratégia mais moderna e aderente ao mercado de FIIs.
O resultado projetado, após a conclusão da operação, é de um fundo imobiliário com valor patrimonial de R$ 400 milhões, com 83,71% formado inicialmente por cotas de FIIs, e mais de 30 mil cotistas. Os investidores receberão o aviso com as instruções para o voto, quando a AGE for efetivamente convocada.