TRXF11 fecha acordo milionário e compra 4 imóveis de grande empresa de varejo; veja qual
O fundo imobiliário TRXF11 fechou um acordo milionário para a compra de 4 imóveis de uma grande empresa de varejo. Confira qual.
O fundo imobiliário TRXF11 firmou um novo acordo com o Grupo Mateus (GMAT3), fechando a compra de 4 imóveis que atualmente pertencem à empresa de varejo que tem forte presença na região Nordeste e no estado do Pará.
O montante total de compromisso de investimento que o FII TRXF11 assumiu com a compra de todos os imóveis é de R$ 122,855 milhões. Esse valor também considera o custeio das obras de construção e de desenvolvimento imobiliário dos ativos que serão construídos.
Desses quatro imóveis comprados pelo fundo imobiliário TRXF11, três deles, nas cidades de Ananindeua (PA), Marituba (PA) e São Mateus (MA), foram negociados ao Mateus sob a modalidade “built to suit”, construção sob medida. Nesses ativos serão desenvolvidas as obras de construção e desenvolvimento imobiliário para as lojas.
O quarto imóvel da transação, em Russas (CE), será alugado para a varejista na modalidade “sale and leaseback”. Essa última loja está pronta e já se encontra funcionando.
Detalhes do acordo da TRXF11 com o Grupo Mateus
O valor total do compromisso, conforme citado anteriormente, ainda pode passar por mudanças diante da aquisição dos imóveis, ou em razão de uma eventual necessidade de exclusão ou substituição de qualquer um dos ativos.
Essa possibilidade depende do resultado das diligências jurídico-imobiliárias que vão ser feitas nos imóveis e das obras de construção e desenvolvimento imobiliário. Quando o fundo TRXF11 souber o valor total despendido na compra dos imóveis, esse valor vai servir como referência para estabelecer o preço dos aluguéis mensais das locações.
Os contratos de aluguel vão valer por um período de 20 anos. Caso ele seja rescindido de maneira antecipada, o acordo prevê uma penalidade que corresponde ao saldo devedor total de cada contrato. Além disso, não está prevista qualquer ação revisional do aluguel.
Apesar disso, a operação ainda depende da superação de algumas condições suspensivas, conforme previsto no contrato de compra e venda. Na visão da gestão, isso deve acontecer nos próximos 60 dias.
Depois que essas condições forem superadas, os imóveis serão efetivamente comprados pelo TRXF11, dando início às obras de construção e ao desenvolvimento imobiliário nesses ativos. Quando todas as obras estiverem concluídas e em operação, a projeção é que o Grupo Mateus seja seu segundo maior locatário, responsável por mais de 23% das receitas do fundo.