Os Fundos imobiliários estão muito descontados, o que isso significa?

Os Fundos imobiliários estão muito descontados, o que isso significa?

No jargão dos investidores, é comum a afirmação de que determinado ativo está barato ou descontado. De fato, os fundos imobiliários estão realmente com o preço muito baixo, pelo menos é o que nos mostra um levantamento feito pelo Infomoney, que afirma que pelo menos 70% dos ativos estão sendo negociados abaixo do seu valor patrimonial. 

O estudo leva em consideração o indicador P/VP, que significa preço sobre o valor patrimonial. Dentre outras funções esse indicador mostra a relação entre o preço negociado pelo fundo no mercado e seu valor patrimonial. Basicamente, quando o P/VP for abaixo de 1, mais barato está o fundo. E quando estiver maior, mais caro.

Obviamente, nenhum indicador isolado pode ser utilizado para analisar a qualidade de um ativo, ele é apenas uma baliza para quem investe. 

Conheça os 10 fundos imobiliários com menor P/VP

Abaixo, selecionamos os 10 fundos imobiliários com menor valor patrimonial da bolsa de valores: 

Ticker Fundo Segmento P/VPA Desconto (%)
CARE11 Brazilian Graveyard and Death Care Cemitérios 0,51 49
RECT11 REC Renda Imobiliária Lajes 0,59 41
BRCR11 BC FUND Híbrido 0,61 39
RCRB11 Rio Bravo Renda Corporativa Lajes corporativas 0,66 34
TORD11 Tordesilhas EI Híbrido 0,66 34
XPPR11 XP Properties Lajes corporativas 0,68 32
XPIN11 XP Industrial Logística 0,68 32
JSRE11 JS Real Estate Híbrido 0,69 31
RBRP11 RBR Properties Lajes corporativas 0,70 30
SARE11 Santander Renda Híbrido 0,71 29

Cuidado: Nem todo fundo descontado é bom

Se o indicador P/VP é um parâmetro para apontar o desconto do fundo imobiliário, nem todo ativo com “preço baixo” é uma boa alternativa. O Prof. Marcos Baroni, que é analista de FIIs da Suno, comentou que o fundo imobiliário está dentro de um contexto. “Alguns investidores acabam de guiando excessivamente desse indicador, enquanto outros simplesmente nem olham para o P/VP”.

Por isso, Baroni acredita que “é preciso analisar os fundos de uma forma equilibrada e colocar o P/VP como mais um indicador para você monitorar para te ajudar na sua decisão de comprar ou vender um determinado fundo imobiliário”.

Em outras palavras, a análise do desconto do fundo começa com o P/VP, mas não termina nele. Quem investe precisa entender as razões desse desconto. Se o fundo possui algum problema, certamente o desconto alto se justifica. Em muitos casos o desconto do fundo é uma questão conjuntural. 

Conforme relatório publicado pela XP, “a elevação dos juros prejudica o ambiente de negócios no segmento imobiliário, principalmente a demanda por imóveis e a busca por crédito”. Neste aspecto o relatório afirma que “quanto maior for o nível de incerteza e instabilidade, maior será o ‘prêmio de risco’ exigido dos ativos, incluindo os fundos imobiliários”.

Na explicação do documento, o prêmio de risco é a exigência dos investidores por maior retorno do ativo de renda variável, e ele está inversamente proporcional ao preço. Em outras palavras, quanto maior a exigência por mais retorno, os preços dos ativos caem. 

Neste ponto, é possível que um bom FII esteja barato apenas pelo cenário macroeconômico ser mais desafiador e exigir maior prêmio de risco. Por isso, analisar os fundos imobiliários com critérios é a melhor escolha para quem investe. 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias