Fundos Imobiliários de Shoppings superam IFIX apesar de DY menor, diz Guide

Fundos Imobiliários de Shoppings superam IFIX apesar de DY menor, diz Guide
Fundo de Shoppings. Foto: Pexels.

A Guide Investimentos divulgou nesta segunda-feira (18) o acompanhamento setorial da semana, em relação aos fundos imobiliários. A corretora destaca que os fundos imobiliários de Shopping centers superaram o IFIX na semana do dia 12 a 15 de julho, enquanto os FIIs de papel fecharam em queda.

Entre os FIIs de tijolo, os fundos de shoppings fecharam a semana em alta de +0,3%. Porém, a Guide destaca que o dividend yield do setor nos últimos 12 meses é o mais baixo entre todas as classes de ativos (7,7%).

Mesmo assim, a corretora acredita a forte retomada do setor com recuperação da confiança do consumidor e arrefecimento da pandemia, o dividend yield anualizado chegará a 9,1%.

Os fundos de logística tiveram uma pequena queda na semana, performando um pouco melhor que o índice, fechando a semana em -0,2% na semana. A Guide acredita em fundos mais defensivos do setor, principalmente aqueles com portfólio premium e descontados. Os prediletos da Guide são: BRCO11, BTLG11 e VILG.

Queda dos fundos imobiliários de CRI

Por outro lado, quem puxou o índice para baixo foi o segmento de recebíveis. Os fundos de papel apresentaram performance abaixo do IFIX, queda de -1,0%, enquanto o IFIX fechou a semana em -0,32%.

Mesmo assim, a Guide acredita que os fundos de recebíveis continuam como opção mais defensiva e mais rentável no curto prazo, principalmente pela escalada inflacionária e os juros elevados. A preferência da corretora está nos fundos imobiliários CPTS11 e HGCR11.

Lages corporativas de FOFs

Outro segmento que apresentou fortes quedas na semana foi o de lajes corporativas, performando -0,9%. A Guide aponta que esses FIIs continuam negociando com um dividend yield baixo em relação aos demais setores, fato associado a dificuldade de repasses de inflação e ciclo imobiliário desfavorável.

Porém, a corretora acredita que a partir de uma redução da taxas de juros e menor aperto inflacionário, essa classe de ativos pode reverter a atual situação de queda.

Os fundos de fundos apresentaram desempenho próximo do IFIX, caindo -0,3% na semana. A Guide ressalta que os FoFs tiveram desempenho bastante fraco nos últimos doze meses, mas no momento oferecem um dividend yield atrativo.

Na visão da corretora, os fundos maiores e mais diversificados devem apresentar “desempenho melhor nos próximos meses à medida que o desconto destes fundos em relação ao seu valor patrimonial diminua”, afirma a Guide. As preferências da Guide são RBRF11, MGFF11 e HFOF11.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias