Quais são os melhores fundos imobiliários para 2023? Veja cinco nomes
No mercado, atualmente, existem centenas de fundos imobiliários disponíveis aos investidores. Diante disso, alguns interessados podem ter dificuldade em escolher os melhores para aplicar.
Para ajudar na escolha do ativo ideal, Tiago Reis, fundador do grupo Suno, e Guilherme Almeida, analista real estate e analista de investimento imobiliário, apontam suas perspectivas de melhores fundos imobiliários para 2023.
Quais são os melhores fundos imobiliários para 2023?
1. MALL11
O MALL11, que investe em ativos de shopping centers, foi o primeiro ativo citado entre os melhores fundos imobiliários para 2023. Guilherme comenta que “os shoppings são ativos que já se provaram muito resilientes”.
O analista destaca que este fundo imobiliário teve, recentemente, a correção do valor patrimonial. Os ativos que estavam dentro do fundo, tinham um valor por cota próximo a R$ 108 e foram, no final do ano, reavaliados para R$ 120.
Segundo Guilherme, “o fundo entrega resultados muito bons e a própria reavaliação dos ativos mostra a qualidade desse portfólio”.
Tiago Reis comenta que os shoppings no país “estão performando muito bem”. Ele declara que os resultados operacionais das empresas listadas de shopping “têm sido fantásticos”.
2. HGRU11
O fundo de renda urbana HGRU11, segundo Guilherme, “tem desempenhado extremamente bem. Ele vem corrigindo, ao longo dos anos, o valor do patrimônio, na mesma dinâmica do MALL11”.
O analista ainda cita que o fundo imobiliário ainda realizou algumas aquisições ao longo dos últimos anos “que tem gerado muito valor para o cotista”.
3. PVBI11
O fundo de tijolo, PVBI11 também integra a lista de melhores fundos imobiliários para 2023.
Guilherme alega que os fundos de laje ainda vêm se recuperando da pandemia de coronavírus. “Então, a gente vê que esses fundos ainda estão ‘penando’ um pouco para voltar ao que era antes”.
Apesar disso, ele declara que o PVBI11 é um fundo imobiliário “que investe em ativos muito premium. Então, ele tem um portfólio de ativos com localização muito boa, qualidade muito boa”.
4. VGIP11
O fundo de papel VGIP11, de acordo com o analista, é “bastante diversificado e com um prêmio muito bom para essa carteira.
Guilherme ainda comenta que este fundo, atualmente, negocia com 6% de desconto.
5. RECR11
Outro fundo de papel da lista é o RECR11. O analista cita que este FII “tem uma ‘exposiçãozinha’ um pouco maior em CDI, […] que deve permanecer, ainda um pouco alto ao longo do primeiro semestre de 2023”.
Segundo Guilherme este FII que integra a lista dos melhores fundos imobiliários para 2023 vem com desconto de 11% frente ao seu valor patrimonial.