Saber o que é rendimento e conseguir obtê-lo de forma segura e crescente nos investimentos é algo que pode ser muito relevante para o investidor.
No entanto, muitos querem grandes rentabilidades em seus investimentos, mas não sabem o que é rendimento e como encontrar o melhor para sua carteira.
Mas afinal, o que é rendimento? Essa é uma pergunta que todo investidor precisa saber. O rendimento pode ser facilmente definido como o percentual de remuneração do dinheiro aplicado, ou seja, o quanto obteve de retorno com a aplicação.
Tipos de rendimentos nos investimentos
A rentabilidade nos investimentos pode ser distribuída em diferentes formas, sendo compreendida em três conceitos essenciais.
- Rendimento nominal
- Rendimento liquido
- Rendimento real
Rendimento nominal
É o valor bruto que o investimento rendeu em um determinado período.
O valor bruto é o valor total do rendimento de um investimento sem desconto nenhum, isto é, antes das taxas e impostos.
Esse indicador pode ajudar a acompanhar os investimentos, comparando seu desempenho com as taxas oferecidas em outros produtos similares.
Dessa forma, o investidor vai poder analisar se está tendo uma boa performance ou se deve procurar oportunidades melhores.
Rendimento líquido
O rendimento líquido é a rentabilidade nominal depois de descontados os custos do investimento, ou seja, os impostos e taxas.
É através dele que o investidor irá encontrar o valor exato de sua rentabilidade.
Além disso, ele ajuda a verificar o impacto que os custos estão tendo sobre os investimentos e analisar se há outros produtos que te permitam reduzir essa despesa sem afetar seus rendimentos.
Rendimento real
O rendimento real é quanto a sua aplicação rendeu depois de descontada a variação da inflação.
É comum no mercado financeiro, dizer que essa é a rentabilidade que realmente vale a pena ser considerada, pois é ela que vai garantir o aumento do seu patrimônio.
Com isso, se seu investimento render exatamente o valor da inflação, sem nada mais de rentabilidade real, significa que você manteve o seu poder de compra.
Ou seja, você compra com o seu dinheiro hoje, a mesma coisa que comprava antes de aplicá-lo.
No entanto, se ele render menos do que a inflação, você perdeu poder de compra.
Como analisar o rendimento de uma aplicação
Para analisar se uma aplicação teve ou não uma rentabilidade acima da inflação, você deverá primeiro escolher um índice de inflação para usar como referência.
O Índice de Preço do Consumidor amplo (IPCA) é o mais usado, mas há outros.
Uma vez que o investidor conheça o valor da inflação, o mesmo poderá fazer as contas e comparar com o seu rendimento nominal para ver se sua performance foi superior ou inferior.
Outro fato importante é que permite conferir o crescimento do patrimônio aliado a manutenção do seu poder de compra.
Exemplos de rendimentos
- Salário – remuneração recebida pelo trabalho executado
- Juros – remuneração recebida pela utilização de recursos financeiros durante um determinado período de tempo
- Lucros distribuídos – geralmente designado por dividendos
O que é rendimento - Considerações
Definitivamente, saber o que é rendimento é essencial e importante para todo investidor.
Por fim, espero que esse conteúdo te traga grandes retornos e que você saiba fazer boas escolhas para obter, com isso, bons rendimentos.