Fundo imobiliário recebe aviso e deve perder inquilino; haverá impacto financeiro?
Um fundo imobiliário recebeu um aviso e deve perder um de seus inquilinos. Veja qual FII e se haverá impacto financeiro.
O fundo imobiliário PATL11 informou que recebeu no dia 11 de março de 2024 uma notificação do inquilino AGV Logística, também conhecido como Solística, que comunicou sua intenção de rescindir de forma antecipada o seu contrato de locação no imóvel “Jundiaí 2”.
Conforme relatado na notificação recebida pelo FII PATL11, a Solística vai cumprir o aviso prévio mínimo de 180 dias, de acordo com os termos e condições do contrato. A desocupação do imóvel deve acontecer somente em setembro de 2024.
Até essa data de desocupação, o fundo imobiliário PATL11 não espera qualquer impacto financeiro no FII, visto que o aluguel deve ser quitado durante todo o período.
O aluguel mensal do inquilino em questão corresponde ao equivalente de R$ 0,04 por cota, aproximadamente.
Carteira do fundo imobiliário PATL11
O PATL11 é um fundo imobiliário cujo objetivo é obter renda e possivelmente ganho de capital investindo pelo menos dois terços do seu patrimônio líquido em ativos como:
- Imóveis logísticos ou industriais, construídos ou em construção situados no Brasil, ou direitos reais relativos a esses imóveis;
- Cotas de FIIs que investem pelo menos 2/3 do seu patrimônio líquido em Imóveis, ou aquisição de SPE que invista em imóveis;
- Cotas de FIPs;
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
- Outros valores mobiliários.
Ao final de janeiro de 2024, a receita do fundo imobiliário está distribuída entre os seguintes ativos:
- Itatiaia – 55%
- Ribeirão das Neves – 33%
- Jundiaí 1 – 5%
- Jundiaí 2 – 6%
Em relação à distribuição de receitas por inquilino do fundo PATL11, a configuração era a seguinte (até janeiro):
- SEB (G200) – 33%
- BRF – 33%
- Multiterminais – 20%
- Solística – 6%
- Postall Log – 5%
- Xerox – 3%
No mês de janeiro, não aconteceram movimentações na carteira de inquilinos do FII. Com isso, a taxa de vacância física do fundo imobiliário era de 3,8%. A gestão continua atuando de maneira ativa na prospecção de novos inquilinos para os espaços ainda vagos.
O prazo médio remanescente dos contratos vigentes (WAULT) desse fundo imobiliário é de 2,6 anos. Em janeiro, o PATL11 recebeu toda a receita imobiliária de competência do mês e não tinha qualquer inadimplência até então.