Fundos Imobiliários de Shoppings superam IFIX apesar de DY menor, diz Guide

Fundos Imobiliários de Shoppings superam IFIX apesar de DY menor, diz Guide
Fundo Imobiliário de Shoppings divulga nova emissão de cotas; veja qual e como participar

A Guide Investimentos divulgou nesta segunda-feira (18) o acompanhamento setorial da semana, em relação aos fundos imobiliários. A corretora destaca que os fundos imobiliários de Shopping centers superaram o IFIX na semana do dia 12 a 15 de julho, enquanto os FIIs de papel fecharam em queda.

Entre os FIIs de tijolo, os fundos de shoppings fecharam a semana em alta de +0,3%. Porém, a Guide destaca que o dividend yield do setor nos últimos 12 meses é o mais baixo entre todas as classes de ativos (7,7%).

Mesmo assim, a corretora acredita a forte retomada do setor com recuperação da confiança do consumidor e arrefecimento da pandemia, o dividend yield anualizado chegará a 9,1%.

Os fundos de logística tiveram uma pequena queda na semana, performando um pouco melhor que o índice, fechando a semana em -0,2% na semana. A Guide acredita em fundos mais defensivos do setor, principalmente aqueles com portfólio premium e descontados. Os prediletos da Guide são: BRCO11, BTLG11 e VILG.

Queda dos fundos imobiliários de CRI

Por outro lado, quem puxou o índice para baixo foi o segmento de recebíveis. Os fundos de papel apresentaram performance abaixo do IFIX, queda de -1,0%, enquanto o IFIX fechou a semana em -0,32%.

Mesmo assim, a Guide acredita que os fundos de recebíveis continuam como opção mais defensiva e mais rentável no curto prazo, principalmente pela escalada inflacionária e os juros elevados. A preferência da corretora está nos fundos imobiliários CPTS11 e HGCR11.

Lages corporativas de FOFs

Outro segmento que apresentou fortes quedas na semana foi o de lajes corporativas, performando -0,9%. A Guide aponta que esses FIIs continuam negociando com um dividend yield baixo em relação aos demais setores, fato associado a dificuldade de repasses de inflação e ciclo imobiliário desfavorável.

Porém, a corretora acredita que a partir de uma redução da taxas de juros e menor aperto inflacionário, essa classe de ativos pode reverter a atual situação de queda.

Os fundos de fundos apresentaram desempenho próximo do IFIX, caindo -0,3% na semana. A Guide ressalta que os FoFs tiveram desempenho bastante fraco nos últimos doze meses, mas no momento oferecem um dividend yield atrativo.

Na visão da corretora, os fundos maiores e mais diversificados devem apresentar “desempenho melhor nos próximos meses à medida que o desconto destes fundos em relação ao seu valor patrimonial diminua”, afirma a Guide. As preferências da Guide são RBRF11, MGFF11 e HFOF11.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias