HGLG11 retifica comunicado e explica rendimentos de cotas provisórias
O HGLG11 (Pátria Log) publicou, em 4 de março de 2026, uma retificação para ajustar a redação do comunicado divulgado em 3 de março de 2026 sobre o encerramento do período de exercício do direito de preferência na 11ª emissão de cotas.
A mudança foi feita para alinhar o texto ao que está previsto no ato que aprovou a oferta, principalmente no ponto que costuma gerar dúvida em emissões: o que o investidor recebe enquanto ainda está com “recibos”, antes de esses recibos virarem cotas de fato.
No comunicado anterior, o texto dava a entender que o recibo não teria rendimentos até a divulgação do anúncio de encerramento. Com a retificação, o fundo imobiliário esclarece que existe uma regra de pagamento nesse período, mas ela funciona em duas etapas.
A primeira etapa é enquanto o investidor ainda tem recibos, que são, na prática, “cotas em processamento”. Nesse intervalo, o investidor pode receber um valor provisório, calculado por uma regra própria. Esse valor será o menor entre 77,5% do que o DI renderia no período (usando as taxas diárias divulgadas pela B3) e uma parte proporcional do rendimento mensal das cotas, contada desde o dia em que o investidor pagou pela subscrição.
A 11ª emissão de cotas de ocorre por meio de uma oferta pública registrada na CVM em 5 de fevereiro e estruturada no rito automático, dentro das regras das Resoluções CVM 160 e 175. Nessa emissão, os cotistas tiveram direito de preferência e, após o pagamento da subscrição, o investidor recebeu recibos (cotas em processamento) que ainda não podem ser negociados até serem convertidos em cotas.
O HGLG11 informou ainda que os principais documentos da oferta (incluindo o anúncio de início e materiais de referência) estão disponíveis nos sites da administradora, das instituições participantes, da CVM, do Fundos.NET e da B3.