Conheça a carteira do FII administrado pela Caixa Econômica Federal – CXRI11
Destinado a investidores em geral, o Caixa Rio Bravo Fundo de FIIs – CXRI11 – é um fundo imobiliário do tipo papel que tem como objetivo realizar investimentos através da compra exclusiva de cotas de FIIs.
Em seu relatório mensal divulgado nesta segunda-feria, 06 de janeiro de 2020, foi informado que seu portfólio terminou o mês de dezembro com 1,2% alocado em títulos públicos e 108,8% em cotas de fundos imobiliários.
A Caixa Econômica, administradora do fundo, disse que esse percentual maior se deve à curta posição de caixa, para fazer frente aos passivos.
Distribuição da carteira por segmento
Em relação aos setores de atuação dos fundos alocados, são:
- 2,9% do setor de agências bancárias;
- 20% de recebíveis;
- 6,9% de ativos corporativos – monoativo;
- 31,8% de ativos corporativos – multiativo;
- 21,9% de shoppings centers/varejo;
- 5% de logística;
- 1,6% FII de Agro;
- 1% em títulos públicos;
Distribuição geográfica dos FIIs
Em termos de concentração espacial, a carteira de imóveis está largamente concentrada no sudeste, com menor exposição a ativos logísticos, agências bancárias e shoppings também na região sul e nordeste.
Na visão da gestão, “o racional para a escolha da distribuição geográfica está relacionada à resiliência do mercado, da renda e da produção, pilares esses que mitigam risco de turbulências econômicas e ajudam na manutenção da distribuição do fundo, além de oferecerem maiores perspectivas de valorização no longo prazo”.
Modelo de alocações do portfólio do CXRI11
Para a Caixa Econômica, que também é gestora do fundo juntamente com a Rio Bravo, a qualidade dos ativos aos quais o fundo está exposto pode ser considerada de alta qualidade, já que o fundo não tem o racional de se desfazer de bons ativos para distribuir ganhos extraordinários de capital.
Por conta disso, para desinvestir, a gestão considera principalmente a qualidade dos ativos, o esgotamento do seu potencial de valorização e boas oportunidades para novos investimentos.
Abaixo, é possível visualizar o tamanho da diversificação do CXRI11.
Com uma gestão ativa, o CXRI11 acredita que o seu modelo de investimento (investir em cotas de outros FIIs) é o ideal para investidores que não desejam fazer aplicações direcionais, visam manutenção da renda e que desejam usufruir da expertise de equipes especializadas em avaliação e investimentos imobiliários.