A cada ano que passa, os fundos imobiliários têm se tornado uma grande oportunidade de investimento e com base nisso, vamos falar sobre os melhores FIIs do mercado.

Porém, antes de falarmos sobre os melhores FIIs, primeiro precisamos entender o funcionamento deles e suas características.

Podemos definir que os melhores Fiis são aqueles que trazem segurança no investimento, rentabilidade, gestão eficiente e consistência em seus resultados. Assim sendo, os fundos de investimento imobiliário, ou FIIs, são condomínios de investimento fechados onde, qualquer investidor, através de uma corretora de valores, pode adquirir cotas.

Ao adquirir cotas desse fundo, o investidor adquire o direito de participar da distribuição dos rendimentos do FII.

O capital do fundo é investido no setor imobiliário, tanto através da construção ou aquisição de imóveis, como por investimento em ativos financeiros lastreados no setor imobiliário.

Veja quais são os 5 tipos de fundos de investimento imobiliário existentes:

  1. Fundos de tijolo
  2. Fundos de papel (ou recebíveis)
  3. Fundos de desenvolvimento
  4. Fundos de fundos(FOF)
  5. Fundos híbridos

Os melhores FIIs são os mais rentáveis - Como faço para obter

melhores fiis

Para se tornar cotista de um fundo, o investidor deve adquirir suas cotas em uma oferta pública, que têm um prazo limitado para ocorrer.

Outra forma é comprá-las, a preço de mercado, de outro investidor.

Contudo, para se desfazer de suas cotas, é preciso vendê-las a outro interessado, o que geralmente ocorre na bolsa de valores.

No entanto, diferentes cotistas que comprarem cotas em momentos distintos podem ter preços de aquisição também diferentes.

Acontece que os rendimentos, se forem periódicos e constantes, não variam tanto, permanecendo os mesmos para todos os cotistas.

Ou seja, diferentes cotistas podem ter rentabilidades diferentes, pois o retorno percentual depende do preço que o investidor pagou pelas suas cotas.

Assim, ao divulgar a remuneração, os FII informam o valor em dinheiro pago por cota, e não uma rentabilidade percentual.

Para saber se aqueles rendimentos são interessantes ou não, o investidor precisa comparar ao preço de aquisição das cotas.

Por isso, saber como identificar os melhores FIIs traz muitos benefícios ao investidor.

Maneiras de ganhar dinheiro com FIIs

melhores fiis

Primeiro, é fundamental entender o que os rendimentos dos FIIs representam.

São quantias em dinheiro pagas aos cotistas, proporcionais à quantidade de cotas que cada um detém.

Em outras palavras, eles são distribuídos aos cotistas enquanto eles ainda são cotistas. É similar ao que acontece quando uma empresa distribui dividendos aos seus acionistas.

Os rendimentos dos FII, portanto, são uma forma de remuneração diferente daquela que o investidor obtém quando vende as suas cotas.

Portanto, existem duas formas de ganhar dinheiro com fundos imobiliários.

  • Recebimento de rendimentos

É o que acontece, por exemplo, com os fundos que alugam os imóveis da sua carteira.

Seus cotistas recebem em conta, periodicamente, rendimentos referentes aos aluguéis, proporcionais à participação do investidor no fundo.

  • Valorização das cotas

As cotas de fundos imobiliários são negociadas em bolsa de valores, como se fossem ações. Seus valores flutuam de acordo com a demanda e mercado.

Quando há muita procura pelo investimento em um FII, suas cotas valorizam.

Entretanto, quando há mais investidores querendo vender do que comprar, as cotas desvalorizam.

Em conclusão, saber identificar os melhores FIIs é essencial para que o investidor faça boas escolhas para compor sua carteira de investimentos.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários