Sala comercial: Invista através dos Fundos Imobiliários

Adquirir um imóvel para fins comerciais (sala comercial) é muito diferente de comprar um empreendimento para morar, pois, detalhes como localização, área, estado de conservação e questões contratuais têm nuances comparativamente bem diferentes.

Mas, de forma geral, uma sala comercial pode trazer benefícios para o locatário como também para seu locador.

Falando nisso, uma sala comercial pode ser um ótimo investimento para obter renda dos seus aluguéis e complementar um orçamento mensal ou compor uma carteira de investimentos. Entretanto, existe uma excelente forma de obter uma sala comercial e ter suas vantagens sem precisar de comprá-la.

Através dos fundos de investimento imobiliário (FIIs), um investidor pode adquirir parte (cotas) de grandes empreendimentos e, através disso, obter rendimentos isentos de imposto de renda.

É bem simples, basta adquirir cotas de um fundo que obtém em sua carteira salas comerciais (FIIs de lajes corporativas) e você receberá os alugueis desses ativos. Além disso, sem a preocupação de tomar conta do imóvel, pois, o fundo possui um gestor preparado para cuidar, preservar e resolver todas as questões que vier a ocorrer no empreendimento.

Conheça as 3 vantagens de obter uma sala comercial através de fundos imobiliários

sala comercial

Investir é sempre bom e necessário, mas quando falamos de imóveis é importante estabelecer alguns critérios. Veja, portanto, três razões para investir em fundos imobiliários ao invés de investir em um imóvel tradicional:

  • Gestão profissional
  • Benefício fiscal
  • Democratização do mercado imobiliário

Gestão profissional

É muito comum que as pessoas que desejam comprar um ativo, não tenham o conhecimento necessário para saber analisar os indicadores deste investimento.

Pois, o conhecimento do mercado imobiliário é essencial, e às vezes, o investidor não tem o tempo nem a informação para fazê-lo.

E é nesse sentido que evidenciamos uma gestão profissional, onde o fundo pode se blindar dos efeitos negativos das movimentações do mercado.

Além disso, uma gestão pode diluir esses efeitos negativos por meio da diversificação do patrimônio e também antecipar as movimentações do mercado, permitindo que os cotistas se beneficiem dos rumos da economia.

Benefício fiscal

Todos os rendimentos obtidos em FIIs negociados em bolsa com, no mínimo, 50 cotistas, é isento de imposto de renda.

O imposto de 20% dos FIIs, é cobrado apenas sobre o lucro da venda das cotas na bolsa de valores. Já os rendimentos de seus ativos são isentos de impostos para o cotista.

Obter uma sala comercial em fundos imobiliários é muito mais vantagem do que comprar o empreendimento.

Por exemplo, uma pessoa física que obtém uma sala comercial alugada pode pagar 27,5% de imposto de renda, e na jurídica, 15%.

Democratização do mercado imobiliário

Um investidor com apenas R$ 10 pode ser dono de uma sala comercial.

Isso acontece através das cotas dos fundos imobiliários, que permitem a participação do investidor comum em grandes empreendimentos.

Algo que não seria possível para grande parte da população caso a única possibilidade de investimento em imóveis fosse comprá-los como um todo.

Sala comercial 

Com toda certeza, em nossa visão, investir em imóveis através de fundos imobiliários é muito mais vantajoso do que de forma tradicional. Os benefícios são bem maiores. Por isso, não fique de fora e aprenda a investir em FIIs.

Por fim, se você é investidor e está pensando em comprar uma sala comercial para investir e obter renda, não deixe de conhecer os fundos imobiliários. Bons investimentos!

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.

Comentários