IFIX sobe 0,09%; Fundo IRDM11 fica entre as 10 maiores altas

IFIX sobe 0,09%; Fundo IRDM11 fica entre as 10 maiores altas

O IFIX, principal índice de fundos imobiliários, da bolsa de valores brasileira (B3), terminou a sessão desta segunda-feira (21) em alta 0,09%. Assim, terminou o dia chegando em 2.814 pontos. Os FIIs IRDM11 e BCFF11 ficaram entre os destaques positivos do dia.

A máxima do dia para o IFIX foi de 2.816 pontos, enquanto a mínima foi de 2.811. Os destaques positivos desta sessão foram liderados pelo fundo imobiliário Ourinvest Jpp (OUJP11), com valorização de 2,70%. Logo em seguida, veio o Bluemacaw Logística (BLMG11), com alta de 2,61%.

Na ponta negativa, a maior queda diária ficou com o fundo imobiliário Brazilian Graveyard and Death Care Services (CARE11), com baixa de 2,98%, seguido pelo Vinci Offices (VINO11), com desvalorização de 2,11%. O fundo imobiliário IRDM ficou na 8ª posição de altas do dia. Veja as 5 maiores valorizações e baixas da sessão de hoje (21):

Maiores altas do IFIX

Maiores baixas do IFIX

O IFIX serve como um importante indicador do mercado de fundos imobiliários presentes na  Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O objetivo é medir o desempenho dos FIIs, já que tem em sua carteira teórica as cotas dos principais fundos listados B3.

O IFIX acumula na semana uma alta de 0,39%, o que interromperia duas baixas semanais seguidas. Do mesmo modo, a variação anual (2022) é de cerca de +0,295%. Enquanto isso o mercado de ações, através do Ibovespa, acumula uma valorização semanal de 0,03%, próximo a estabilidade, após o fechamento de hoje em -0,21%.

IRDM11 fica entre os destaques de hoje (21)

O fundo imobiliário IRDM11 teve a oitava maior alta diária no pregão de hoje (21), tendo uma performance melhor que o IFIX. Vale destacar que a participação do FII no índice de fundos imobiliários é de 3,169%.

No mês de junho, o fundo teve uma baixa de 0,28%, enquanto no ano de 2022 a performance dele é de alta de 2,25%. Os últimos dividendos do IRDM11 foram distribuídos em 17 de junho, no valor de R$ 1,35 por cota, o maior dos últimos 6 meses de pagamentos.

O IRDM11 se iniciou em março de 2018, e seu principal objetivo é investir em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), conforme eles atendam aos critérios descritos na política de investimento do fundo. De forma complementar, ele também pode comprar Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs) e Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs).

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias