Galpões estão quase cheios — e ainda mais nos FIIs; GGRC11 e TRXF11 têm vacância zero

Galpões estão quase cheios — e ainda mais nos FIIs; GGRC11 e TRXF11 têm vacância zero
Galpões estão quase cheios — e ainda mais nos FIIs; GGRC11 e TRXF11 têm vacância zero - Foto Freepik

Os galpões logísticos no Brasil operam com níveis baixos de vacância, refletindo a forte demanda por centros de distribuição e infraestrutura de armazenagem.

Segundo estudo do BTG Pactual, a taxa média de vacância do setor encerrou 2025 em 7,1%, um dos menores patamares observados na série recente do mercado.

O levantamento, baseado em dados da consultoria Buildings e analisado pelo banco, mostra que o mercado brasileiro de galpões passou por forte expansão nos últimos anos. O estoque total saltou de 23 milhões para 53 milhões de metros quadrados de área bruta locável (ABL), crescimento de cerca de 130% em pouco mais de uma década.

FIIs operam com ocupação ainda maior

Se o mercado como um todo já apresenta vacância reduzida, os fundos imobiliários logísticos operam com níveis de ocupação ainda mais elevados.

https://files.sunoresearch.com.br/gaia/uploads/2026/01/Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-1.png

Levantamento do portal FIIs, a partir de relatórios gerenciais recentes de grandes fundos do setor, mostra vacância inferior à média nacional em diversos portfólios.

O BTLG11 (BTG Pactual Logística FII) reportou vacância financeira de 2,9% em seu portfólio logístico, composto por 34 imóveis e cerca de 1,4 milhão de metros quadrados de ABL.

Já o HGLG11 (Pátria Logística FII) mantém vacância próxima de 2%, indicando ocupação em torno de 98% do portfólio, segundo os relatórios gerenciais do fundo.

O TRXF11 (TRX Real Estate FII), focado em imóveis locados a grandes redes varejistas, apresenta vacância física de 0,46% e vacância financeira de 0,42%, praticamente nula, sustentada por contratos de longo prazo e ativos ocupados por operações ligadas ao varejo alimentar e logística de distribuição.

https://files.sunoresearch.com.br/gaia/uploads/2026/01/DT-PS-HOME-DE-ARTIGOS-1420x240-ID_01_x1.jpg

O GGRC11 (GGR Covepi Renda FII) também reporta níveis reduzidos de vacância em seu portfólio industrial e logístico (0,21%), refletindo a forte ocupação dos ativos.

E-commerce e distribuição

Segundo o estudo do BTG Pactual, a expansão do comércio eletrônico e das cadeias de distribuição tem sido um dos principais motores da demanda por galpões logísticos no país. Empresas de varejo, indústria e operadores logísticos concentram a maior parte da área ocupada.

Entre os principais ocupantes estão companhias ligadas ao comércio eletrônico e à logística, como Mercado Livre, Shopee, Casas Bahia e Amazon, que ampliaram significativamente suas operações logísticas no Brasil nos últimos anos.

Tendência de ocupação elevada

O relatório também aponta que o elevado custo de capital e de construção tende a limitar o desenvolvimento de novos empreendimentos logísticos no curto prazo. Nesse cenário, a expansão da oferta deve ocorrer em ritmo mais lento, o que pode contribuir para manter a vacância em patamares reduzidos.

Com níveis de vacância já baixos no mercado e ainda menores nos fundos imobiliários, os dados reforçam o momento favorável do segmento de galpões logísticos dentro do mercado brasileiro.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Marcelo Monteiro
Marcelo Monteiro

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1996, Marcelo Monteiro tem três décadas de carreira como jornalista. No currículo, inclui passagens e colaborações em veículos como Zero Hora, Correio Braziliense, Valor Econômico, InfoMoney, Gazeta Mercantil, Placar, Diário Catarinense, Fut!, Hoje em Dia e Diário de S.Paulo. É autor dos livros "U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial" (2012) e "U-93 - A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial" (2014). Dirigiu os documentários "Delírios - Filosofia e reflexão no túnel da morte" (2021) e "Além do Limite - Quando a meta é sobreviver" (2022)

notícias relacionadas últimas notícias