Primeiramente eu quero te dar os parabéns pelo seu interesse em saber com estudar os FIIs.

Além disso, quero te dizer que a única barreira que terá entre Você e o conhecimento em fundos imobiliários é Você mesmo. Falo isso porque existem muitos conteúdos gratuitos e de qualidade para Você aprender. Por isso, termine de ler este artigo e aprenda como estudar fiis.

Antes de te falar quais são os critérios que Você deve analisar para aprender como estudar os FIIs, vamos defini-lo. Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são formados por grupos de investidores que aplicam seus recursos em ativos do setor imobiliário. Seu objetivo é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor.

Como estudar FIIs – Por onde eu começo

como estudar fiis

O primeiro passo que eu aconselho é que Você leia este eBook GRATUITO Manual do investidor em FIIs.

Ele foi feito devido à alta demanda de investidores que ainda não ingressaram na indústria de fundos imobiliários por falta de informações sobre o assunto.

Ele possui conceitos de níveis básicos e intermediários que, com certeza, farão com que Você, futuro investidor, se torne mais confortável para iniciar a sua jornada de aplicações na categoria de investimentos que mais cresce hoje no Brasil.

Obviamente, a maior parte do conhecimento se adquire na prática.

No entanto, toda pessoa, após a leitura desse e-Book, poderá se sentir mais firme e confiante para iniciar a sua jornada.

Acreditamos que os FIIs são a forma mais prática e eficiente de se investir no mercado imobiliário e, ao ler esse e-Book, você irá entender melhor:

  • A dinâmica de funcionamento da indústria de FIIs;
  • Os tipos de FIIs existentes no mercado e seus segmentos de atuação;
  • Suas principais características;
  • Exemplos práticos e didáticos sobre sua vantagem frente ao investimento tradicional no mercado imobiliário;
  • Instruções sobre como analisar os FIIs;

Tudo isso de maneira bem direta e organizada em um e-Book gratuito de pouco menos de 50 páginas.

Principais indicadores para estudar os fundos imobiliários

como estudar fiis

Para estudar e aprender sobre fundo imobiliários, é importante conhecer quais são os seus mais relevantes indicadores, pois, são através deles que Você obterá mais certeza e segurança na hora de fazer seus investimentos.

Além disso, quando analisamos os indicadores de fiis, podemos nos cercar de informações que podem tornar mais assertivas nossas escolhas.

Portanto, dentre os vários indicadores do mercado, segue abaixo os mais comuns utilizados para analisar e estudar os fundos imobiliários:

  1. Variação da Cota
  2. Distribuições de rendimento (Dividend Yield)
  3. Preço / Valor Patrimonial (P/VP)
  4. Liquidez
  5. Administração/gestão
  6. Tipo de gestão (passiva/ativa)
  7. Representação no IFIX
  8. Contratos – (típicos/atípicos)
  9. Quantidade de ativos e locatários (diversificação)
  10. Segmento (tijolo, papel, fofs, híbrido)
  11. Valor patrimonial/valor de mercado

Como estudar FIIs – Considerações

Tenho certeza que se Você estudar e analisar esses indicadores, a probabilidade de acerto na escolha do seu FII se torna maior.

Além disso, as suas chances de obter uma carteira de investimentos com bons rendimentos será muito grande.

Por fim, quero dizer que esse conteúdo é uma breve explanação de como estudar FIIs. Por isso, é essencial que Você exerça a sua dedicação e não deixe de estudar essa categoria de investimentos que mais cresce hoje no Brasil.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários