XPML11: Antes de investir, avalie esses 5 fatores básicos

XPML11: Antes de investir, avalie esses 5 fatores básicos

XP MALLS (XPML11) é um fundo imobiliário do tipo tijolo. O foco dos seus investimentos está majoritariamente em propriedades de shoppings.

Fundos de tijolo como XPML11 possuem essa característica pelo motivo de obterem imóveis físicos, podendo o fundo rentabilizar através da compra ou construção para gerar aluguéis ou também ganhar com a venda dos imóveis.

FII XP Malls é um fundo de investimento imobiliário do tipo ANBIMA renda gestão ativa de segmento shoppings.

É constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado, sendo regido por seu regulamento e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

1 – Composição da carteira de investimentos do XPML11

Atualmente a carteira imobiliária do XPML11 é composta por 13 shopping centers, sendo 12 em operação, os quais possuem, em conjunto, Área Bruta Locável (ABL) de aproximadamente 399.374 m² e aproximadamente 2.000 lojas.

xpml11

xpml11

A ABL própria do fundo, por sua vez, totaliza 110.063 m². As figuras abaixo ilustram a diversificação do portfólio em administradores e por região do país.

XPML11

XPML11

2 – Características do fundo XPML11

Fundo Imobiliário XP Malls foi constituído em setembro de 2017 e tem como objetivo a obtenção de renda por meio da exploração imobiliária de shopping centers, bem como o ganho de capital, mediante a compra e venda de shopping centers.

Ele poderá adquirir os imóveis que estejam localizados em todo o território brasileiro.

Seus ativos imobiliários poderão estar relacionados a projetos de greenfield, ou seja, projetos completamente novos, ainda em fase pré-operacional de estudo e desenvolvimento.

As cotas poderão ser subscritas ou adquiridas por pessoas naturais ou jurídicas em geral, fundos de investimento, fundos de pensão, regimes próprios de previdência social, entidades autorizadas a funcionar pelo BACEN, dentre outras descritas em seu regulamento.

XPML11 não tem o objetivo de aplicar seus recursos em imóveis ou outros ativos imobiliários ou ativos financeiros específicos, não existindo, dessa forma, requisitos ou critérios específicos ou determinados de diversificação.

3 – Administração e gestão do XPML11

É administrado pelo BTG Pactual Serviços Financeiros DTVM S.A e possui sua gestão feita pelo XP Vista Asset Management Ltda.

O Administrador poderá contratar empresas para prestarem os serviços de administração das locações ou arrendamentos de empreendimentos integrantes da carteira do fundo.

As cotas do FII XP Malls são negociadas com o código (ticker) XPML11 no mercado de bolsa da B3 – Brasil, Bolsa e Balcão.

4 – Taxas e custos para investir no XPML11

Sua taxa de administração é de 0,55% ao ano, resultado do desconto de 0,20%
aplicado na taxa de gestão, válido até outubro de 2020 por decisão do gestor. Regulamento
prevê taxa de 0,75% ao ano escalonado.

Gestão, escrituração e custódia estão incluídos na taxa de administração. A taxa de performance é de 20% da rentabilidade que exceder o benchmark (IPCA + 6,0% ao ano).

5 – Pagamento de rendimentos do XPML11

A política de distribuição de rendimentos do XPML11 deve distribuir a seus cotistas, no mínimo, 95% dos resultados auferidos, apurados segundo o regime de caixa.

Os lucros auferidos mensalmente pelo fundo, serão distribuídos aos cotistas até o 25º dia do mês subsequente ao do recebimento dos recursos, a título de antecipação dos lucros do semestre a serem distribuídos.

O XPML11 possui um patrimônio atual de R$ 1,97 bilhões e 181 mil cotistas.

O XPML11 é o fundo imobiliário com o maior número de cotistas da bolsa de valores.

xpml11

Informações publicadas em 03 de abril de 2020.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias