Fundo imobiliário VIUR11 comunica inadimplência de faculdade e prepara amortização

Fundo imobiliário VIUR11 comunica inadimplência de faculdade e prepara amortização
FACAMP

O fundo imobiliário VIUR11 informou a ocorrência de inadimplência no pagamento do aluguel do imóvel locado à Facamp, localizado no município de Campinas (SP), com vencimento em dezembro de 2025.

Imagem convidando internauta a entrar no canal do FIIs.com.br do Whataspp. Imagem mostra logo e o texto "Tenha acesso às principais atualizações e notícias do Mercado de Fundos Imobiliários" com o botão "Entrar no grupo".

Segundo o comunicado, o empreendimento está locado exclusivamente à instituição, que deixou de efetuar o pagamento do aluguel na data prevista. A Vinci Compass, gestora do FII, não informou o impacto desse atraso nos dividendos do fundo, que na última terça-feira (30) foram anunciados no valor de R$ 0,084 por cota.

O fundo destaca ainda que o contrato de locação possui garantia por meio de seguro-fiança, com cobertura equivalente a 12 aluguéis vigentes. A eventual execução dessa garantia, contudo, está sujeita às condições usuais aplicáveis a esse tipo de seguro.

De acordo com o último relatório gerencial, a Facamp é responsável por 18% das receitas recorrentes do VIUR11 na atual configuração do portfólio, formada por sete ativos, com cerca de 94 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). A gestora afirmara que manterá os cotistas e o mercado devidamente informados sobre a evolução do caso.

Ressalta-se que o contrato de locação vigente conta com garantia por meio de seguro fiança, com cobertura
equivalente a 12 (doze) aluguéis vigentes, cuja eventual execução está sujeita às condições usualmente
aplicáveis a esse tipo de garantia

Fundo imobiliário VIUR11 anuncia amortização

A gestão do fundo imobiliário VIUR11 anuncia amortização informou ainda que vai realizar a amortização parcial do fundo, conforme aprovado em assembleia de investidores, após a venda de quase todo o portfólio do fundo ao TRXF11. Apenas o imóvel locado à Facamp é que não fez parte da negociação, que envolveu outros seis ativos de renda urbana.

As amortizações podem incluir valores em dinheiro e diretamente em cotas do TRXF11, que passam a ser componentes relevantes do patrimônio líquido do VIUR11. A gestão do fundo imobiliário reiterou que irá informar posteriormente o cronograma dos pagamentos.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Marcelo Monteiro
Marcelo Monteiro

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1996, Marcelo Monteiro tem três décadas de carreira como jornalista. No currículo, inclui passagens e colaborações em veículos como Zero Hora, Correio Braziliense, Valor Econômico, InfoMoney, Gazeta Mercantil, Placar, Diário Catarinense, Fut!, Hoje em Dia e Diário de S.Paulo. É autor dos livros "U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial" (2012) e "U-93 - A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial" (2014). Dirigiu os documentários "Delírios - Filosofia e reflexão no túnel da morte" (2021) e "Além do Limite - Quando a meta é sobreviver" (2022)

notícias relacionadas últimas notícias