Negócio encerrado: HSML11 desiste de compra de shopping na Bahia

O fundo imobiliário HSML11 cancelou a compra de um shopping na Bahia. Entenda os motivos trazidos pela gestão.

Negócio encerrado: HSML11 desiste de compra de shopping na Bahia
Shopping Paralela, em Salvador - Foto: Divulgação

O fundo imobiliário HSML11 anunciou que está encerrada a negociação para aquisição de uma fatia do Shopping Paralela, em Salvador (BA).

A operação, que envolvia a compra indireta de 25% do centro comercial pelo FII HSML11, foi oficialmente cancelada após não serem cumpridas as condições necessárias até o prazo estipulado.

A proposta de compra havia sido divulgada ao mercado em 23 de setembro de 2024, quando o fundo comunicou a assinatura de um Compromisso de Compra e Venda (CCV).

Pelo acordo assinado na época, a conclusão da aquisição dependia do atendimento a certas condições precedentes, ligadas principalmente à estrutura da operação.

No entanto, como essas exigências não foram satisfeitas dentro do prazo definido no contrato, a operação foi desfeita. Assim, o fundo imobiliário HSML11 e seus cotistas estão desobrigados de qualquer responsabilidade adicional relacionada à transação.

A gestora e a administradora do HSML11 reiteraram que o contrato foi extinto de pleno direito e se colocaram à disposição para prestar eventuais esclarecimentos sobre o assunto.

Indicadores de desempenho da carteira do HSML11

Em fevereiro, os shoppings do portfólio do fundo HSML11 apresentaram resultados operacionais positivos. As vendas totais cresceram 13% em relação ao mesmo mês de 2024, superando a inflação acumulada do período (IPCA), que foi de 5,06%.

Esse avanço resultou em um faturamento de R$ 1.250 por metro quadrado. Entre os empreendimentos que mais contribuíram para esse resultado estão o Via Verde Shopping, com crescimento de 39%, o Shopping Metrô Tucuruvi, com alta de 16%, e o Shopping Paralela Salvador, que registrou avanço de 12%.

Esse cenário de expansão nas vendas tem favorecido a manutenção do custo de ocupação em níveis considerados saudáveis. Em fevereiro, o índice ficou em 10,3%. Já a taxa de ocupação dos ativos terminou o mês em 95,8%.

Sobre o Resultado Operacional Líquido (NOI), o fundo também reportou crescimento, com alta de 5% na comparação com fevereiro de 2023, atingindo R$ 98,33 por metro quadrado.

Por outro lado, o Shopping Granja Vianna apresentou uma queda de 10% no NOI em relação ao mesmo mês do ano anterior. O recuo foi atribuído a fatores não recorrentes, como o desencontro nos repasses do estacionamento. Sem esse impacto pontual, a variação teria sido positiva, em torno de 8%, de acordo com a gestão do HSML11.

Tags
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. notícias relacionadas últimas notícias