Dividendos, VINO11 e ZAVI11 são destaques do Bom Dia FIIs (30/8)
Mais de 150 FIIs anunciam distribuição de dividendos e fecham lista de beneficiários; VINO11 amplia lista que pede despejo da We Work.
Os fundos imobiliários VINO11 e ZAVI11 e a Data Com de mais de 150 FIIs, que anunciam os valores dos dividendos que serão pagos em setembro e definem os beneficiários de acordo com sua posição ao fim do pregão, estão entre os destaques do mercado nesta sexta-feira (30), último dia útil de agosto.
Nesta quinta-feira (29), o IFIX reverteu a tendência de queda dos dias anteriores e fechou em em 3.385,87 pontos, alta de 0,12% em relação ao resultado do pregão anterior
O índice de FIIs abriu em alta, rapidamente atingindo a máxima de 3.387,12 pontos, mas, ao contrário dos outros dias da semana, desta vez se manteve em patamar positivo até o fim das negociações.
O IFIX ainda acumula queda na semana, de 0,08%, mas registra alta de 0,63% no mês de agosto, com tendência de nova subida nesta sexta, o que deixaria o resultado superior a julho, quando o índice teve alta de 0,52%. Nos últimos 12 meses, em apenas um deles o IFIX não subiu no último pregão do mês.
Confira as principais notícias do mercado:
VINO11 entra com ação de despejo contra WeWork por inadimplência
O fundo imobiliário VINO11 ajuizou uma ação de despejo contra a WeWork Serviços de Escritório por três meses de inadimplência da área ocupada pela empresa no empreendimento OF 585, na rua Oscar Freire, região dos Jardins, em São Paulo. Besta semana, o RCRB11 e o VRTM11 já haviam ajuizado ações semelhantes.
A Vinci, gestora do fundo, informou que se reuniu com representantes da consultoria Alvarez & Marsal, mobilizada pela WeWork, mas recusou a proposta feita pela empresa, que propôs a devolução do imóvel e a extinção da locação no prazo de 45 dias, desde que o VINO 11 abrisse mão de exigir as penalidades colocadas no contrato de locação.
A empresa de gestão de coworkings ocupa 3.594 metros quadrados, ou 4% da área bruta locável (ABL) total do FII e continua oferecendo em seu site locação de espaços no imóvel. O aluguel corresponde a 5% das receitas do VINO11.
A gestão diz que está em tratativas com potenciais inquilinos novos e vai manter os investidores informados sobre os desdobramentos dessa ação de despejo e o recebimento dos valores em atraso.
“Desconhecemos qualquer notificação de despejo. A empresa segue operando em sua totalidade em todos os prédios no Brasil. Nossas ações temporárias têm o objetivo de acelerar as conversas para chegar a resoluções que sejam do melhor interesse de todo o nosso ecossistema, mutuamente benéficas e que estejam mais bem alinhadas com as condições atuais do mercado. Nossos membros continuam sendo nossa principal prioridade. As negociações já estão resultando em acordos com locadores e seguimos comprometidos em prestar o excelente serviço que nossos membros esperam”, afirmou a WeWork.
ZAVI11 vê reconhecimento com possível inclusão no IFIX
O fundo imobiliário ZAVI11 foi incluído nas duas prévias da nova carteira teórica do IFIX, principal índice de FIIs da Bolsa de Valores brasileira, que terá nova composição a partir de 2 de setembro.
Para a Zavit, gestora do fundo, a possível inclusão no IFIX “reflete um momento marcante de consistência na construção de portfólio e de geração de resultados relevantes”. O fundo foi lançado em junho de 2021 e se caracteriza por sua estratégia híbrida, baseada na alocação em diferentes categorias de ativos de tijolo, incluindo lajes corporativas, galpões logísticos e renda urbana, por exemplo.
A preferência do ZAVI11 é pelos contratos de locação atípicos, cujos prazos de duração são maiores, e as multas rescisórias representam 100% do saldo restante do contrato. Hoje, 94% da receita do fundo está relacionada a esse perfil de contrato.
BTG Pactual atualiza recomendações para FOFs
O BTG Pactual divulgou atualização de suas recomendações para os FOFs, como são chamados os fundos de fundos, cujo foco principal está na negociação de cotas de outros fundos imobiliários.
Entre os fundos analisados, o KNHF11 e o XPSF11 receberam análises positivas pela diversificação de suas carteiras e pela capacidade de gerar resultados recorrentes, enquanto o RBRF11 foi visto favoravelmente, apresentando ampla liquidez e uma diversificação robusta.
O RFOF11 e o RVBI11 foram classificados com uma visão neutra. Ambos foram bem avaliados por suas carteiras e diversificação de portfólio. Outros fundos, como KFOF11, HGFF11 e HFOF11 tiveram suas perspectivas consideradas positivas, atribuídas à qualidade dos ativos em carteira e à promessa de resultados sólidos nos próximos trimestres, com distribuição recorrente de dividendos.
No geral, o relatório do BTG Pactual destaca um cenário favorável para a maioria dos fundos FOFs, com os investidores sendo incentivados a considerar as oportunidades proporcionadas por esses ativos no atual ambiente do mercado imobiliário.
Dividendos movimentam o mercado no último dia útil do mês
Mais de uma centena de fundos imobiliários anunciarão nesta sexta-feira (30), último dia útil do mês de agosto, a distribuição de dividendos que farão a seus cotistas referentes aos resultados obtidos do mês.
O dia também é usado por administradoras e gestoras desses FIIs como Data Com, ou seja, para o fechamento da lista de beneficiários que receberão os proventos. Isso geralmente deixa o mercado agitado, com movimentação acima da média, e faz com que o IFIX tenha uma movimentação positiva.
Fiagros e FI-Infras também fazem anúncios, numa lista que inclui, entre outros, MXRF11, HGLG11, HGRU11, XPLG11, VISC11, VGHF11, AAZQ11, BODB11, TRXF11, MANA11, VRTA11, VRTM11, OUJP11, RRCI11, RFOF11, TGAR11 e GARE11.
Os principais anúncios são feitos após o encerramento das negociações, às 17h, e nossa equipe atualizará o texto abaixo durante todo o dia com os valores dos dividendos e datas de pagamento que forem anunciados.