HGBS11 anuncia lucro 23,6% maior e salto de 84,3% nas vendas de shopping
O fundo imobiliário HGBS11 anunciou um lucro 23,6% maior e teve um salto de 84,3% nas vendas de um shopping. Confira detalhes.


O fundo imobiliário HGBS11 registrou um resultado operacional de R$ 21,428 milhões em fevereiro. Somado a um lucro de R$ 7,524 milhões com operações, o FII teve um resultado final de R$ 28,952 milhões, com aumento de 23,6% em relação ao mês anterior (R$ 23,419 milhões).

Os dividendos do HGBS11 somaram R$ 20,661 milhões, equivalente a R$ 1,60 por cota. Para os próximos meses, levando em consideração as projeções para os ativos do fundo e as vendas de ativos já acordadas, o valor de distribuição deverá permanecer em R$ 1,60 por cota até o final do primeiro semestre de 2025.
A maior parte da receita do HGBS11 no mês de fevereiro refere-se ao resultado operacional dos shoppings, especificamente os rendimentos de janeiro de 2025, que incluem contratos de locação em vigor e as vendas realizadas em dezembro de 2024.
O fundo imobiliário HGBS11 recebeu a última parcela pela venda da participação no I Fashion Outlet Novo Hamburgo, gerando um lucro adicional de R$ 0,58 por cota. Vale ressaltar que a última parcela devida foi quitada em março, e esse valor será refletido no próximo relatório gerencial.
Em relação ao portfólio do fundo, ele apresentou um aumento de 9,3% nas vendas por metro quadrado (R$ 1.256/m²), quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (janeiro de 2024).
O shopping Floripa, em particular, teve um crescimento de 84,3% nas vendas, impulsionado pelo aumento do turismo estrangeiro em Florianópolis.
A taxa de vacância foi de 4,9% da área bruta locável (ABL) no final de janeiro, um pequeno aumento em relação aos 4,7% registrados em dezembro, mas uma melhora em relação ao 6,5% registrado no início de 2024.
O fundo atingiu um NOI (rendimento operacional líquido) por metro quadrado de R$ 126,5/m², refletindo um crescimento de 7% em relação a janeiro de 2024.
Carteira atual do HGBS11
No fechamento de fevereiro, o FII HGBS11 mantinha investimentos em 20 shopping centers localizados em 15 cidades de 6 estados.
Desse total, 15 shoppings são de propriedade direta do fundo, enquanto outros 4 estão em forma de cotas de fundos imobiliários como HPDP11, FVPQ11, FLRP11 e ABCP11, e 1 é detido parcialmente por meio de cotas do fundo WPLZ11.
Esses shoppings representam 92,8% da carteira do fundo. Dentro desse portfólio, o HGBS11 detém participação majoritária em 7 shoppings, que somam 57% do valor investido em ativos estratégicos.