Como avaliar o preço de cota em emissões em fundos imobiliários?

Geralmente, essas ofertas apresentam preços por cota mais atrativos do que o valor de mercado, o que pode ser uma oportunidade, dependendo da qualidade do fundo

Como avaliar o preço de cota em emissões em fundos imobiliários?
Fundos imobiliários. Foto: Pixabay

No último FIIKIPEDIA, trouxemos alguns pontos relevantes em emissões de Fundos Imobiliários. Neste texto, daremos continuidade à temática, abordando como avaliar o preço da cota em uma emissão, bem como os riscos envolvidos no processo.

O preço das cotas dos fundos imobiliários em uma emissão é determinado pela gestão do Fundo de Investimento Imobiliário (FII), muitas vezes com base no valor de mercado das cotas no momento da oferta. Geralmente, essas ofertas apresentam preços por cota mais atrativos do que o valor de mercado, o que pode ser uma oportunidade, dependendo da qualidade do fundo.

No entanto, se a emissão de um FII é feita a um valor superior ao valor patrimonial, os investidores ficam mais cautelosos, já que isso pode resultar na redução do valor patrimonial da cota, afetando os investimentos já realizados. Entretanto, é importante avaliar cuidadosamente, pois o gestor pode adquirir ativos de maior qualidade, podendo, eventualmente, aumentar o VP da cota ao longo do tempo.

Além do preço, para avaliar a qualidade de uma nova oferta de cotas, é essencial compreender os motivos que levaram o fundo a realizar essa emissão. Nesse sentido, avalie se a gestão justifica a necessidade da emissão e se a estratégia é adequada.

Outro ponto relevante é a avaliação do potencial dos novos investimentos. Quando detalhadas, informações como o cap rate e a taxa interna de retorno (TIR) são importantes.

O cap rate revela a porcentagem de receita anual em relação ao valor total do ativo, enquanto a TIR indica a média de rendimento esperada pelo gestor, sendo interessante quando está acima do custo de oportunidade. Paralelamente, informações como os valores dos ativos, estimativas de aluguel e períodos de carência são essenciais para entender o potencial de retorno.

Fundos imobiliários: investidor deve estar atento aos riscos

O investidor também deve estar atento aos riscos. O risco de mercado, especialmente em emissões, é um ponto de atenção, visto que estas podem durar um tempo considerável. Mesmo que o preço da cota pareça atrativo no momento da emissão do FII, há o risco de que o valor de mercado caia abaixo do preço de emissão, resultando em um custo mais alto para o investidor.

Há também o risco de má alocação de recursos ou de negócios não se concretizarem, especialmente em fundos de tijolo, nos quais a negociação de novos imóveis pode enfrentar obstáculos.

Compreender os motivos da emissão, avaliar o potencial de investimento e estar ciente dos riscos envolvidos são passos fundamentais para tomar decisões informadas. A busca por informações detalhadas nos prospectos das emissões e uma análise criteriosa do histórico dos fundos imobiliários são práticas recomendadas. Dessa forma, podemos tomar decisões mais embasadas, alinhadas aos nossos objetivos financeiros e tolerância ao risco.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias