Galpões logísticos: setor industrial aumenta ocupação, diz levantamento

Demanda do setor por galpões cresceu mais de 30%, mesmo com aumento leve na atividade industrial ao longo de 2023.

Galpões logísticos: setor industrial aumenta ocupação, diz levantamento
Galpões logísticos tem maior demanda de indústrias Foto: iStock

O crescimento da atividade industrial no Brasil em 2023 foi relativamente fraco, na comparação com a média da economia brasileira, mas já foi o suficiente para o aumento da presença do setor nos galpões logísticos, de acordo com dados de especialistas no mercado imobiliário.

A atividade industrial no Brasil teve crescimento de 1,1% em 2023 na comparação com 2022, de acordo com a última Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse índice está abaixo da média das projeções para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano – o último número anunciado pelo Boletim Focus do BC referente a 2023, em janeiro, foi de 2,92%. O valor oficial sai na sexta-feira, 1º de março.

O crescimento, no entanto, foi o suficiente para que a presença das indústrias nos galpões logísticos aumentasse 31,17%, segundo a Market Analytics, realizada pela SiiLA, empresa especializada em pesquisas sobre o mercado imobiliário. Em espaço, isso significa um aumento de 178 mil metros quadrados para 259 mil metros quadrados locados em todo o país,considerando apenas condomínios em classes A+, A e B.

A maior demanda por espaço em condomínios logísticos resultou também no maior preço para os aluguéis do setor: o valor médio para construções de padrão A e A+, também segundo a Market Analytics, subiu de R$ 22,98, ao fim de 2022, para R$ 24,77 em dezembro do ano passado, um aumento de 7,79%, acima do IPCA do período, de 4,62%, de acordo com o IBGE.

Galpões logísticos: FIIs em alta no mercado

Os FIIs de galpões logísticos representam uma parte importante do mercado de fundos imobiliários, representando quase 20% da composição do IFIX, o índice de negociação da B3 que reúne os principais ativos do setor. 

A projeção de um cenário de inflação baixa e juros em queda pelo menos até o meio do ano, com a Selic caindo abaixo de 10% ao ano, faz com que analistas apontem a tendência de valorização para boa parte dos FIIs de logística, com alguns deles incluídos entre as principais carteiras recomendadas do mercado.

O BTLG11, por exemplo, figura em cinco carteiras divulgadas no começo de fevereiro, enquanto o BRCO11 está presente em quatro carteiras e o HGLG11 faz parte de três recomendações de investimento. 

A expectativa no mercado é que, com maior demanda por espaço, os fundos consigam manter a atualização de preços de seus inquilinos, ao menos pelo IPCA, e reduzir ainda mais a vacância, gerando mais dividendos a seus cotistas, além de possível valorização patrimonial.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com mais de 20 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

últimas notícias