ABCP11: cotistas voltam a receber seus rendimentos mensais

ABCP11: cotistas voltam a receber seus rendimentos mensais

A Rio Bravo Investimentos, administrador do Grand Plaza Shopping  (ABCP11), fundo imobiliário dono de um dos mais movimentados shoppings da grande ABC paulista e atuante no mercado desde os anos 90, apresentou os resultados de agosto/20 do fundo e destacou a retomada do resultado positivo do empreendimento.

O ABCP11 é um fundo de shoppings que possui cerca de 21 mil cotistas e um patrimônio de aproximadamente R$ 1 bilhão.

ABCP11 volta a obter resultados positivos no mês de agosto

Conforme fato relevante publicado em 24 de março/20, o Grand Plaza Shopping teve seu fechamento determinado no dia 19 de março, e permaneceu aberto ao público somente para o funcionamento das operações essenciais como farmácia, supermercado, e operações de delivery, conforme decreto estadual.

As demais lojas seguiram fechadas temporariamente ao público até 15 de junho, data em que o shopping pôde retomar as atividades em horário de funcionamento reduzido, conforme fato relevante publicado em 10 de junho/20.

Em agosto, por conseguinte, o ABCP11 teve seu segundo mês de funcionamento completo, ainda que com restrições em alguns setores, horários e capacidade do empreendimento.

Com isso, o fundo voltou a reportar um resultado do empreendimento positivo, embora ainda 80% abaixo do orçamento. Além disso, a gestora informou que no acumulado do ano, os resultados estão 56% abaixo do orçamento.

Cotistas do ABCP11 voltam a receber seus rendimentos mensais

Com o efeito positivo mencionado, ao final do mês foram retomadas as distribuições mensais, onde foi anunciado o valor de R$ 0,11/cota, que representa uma queda de 77,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, porém reforça a expectativa positiva do fundo estar em sua retomada de atividades.

abcp11

Desempenho operacional do ABCP11

Todos os valores são comparados com o mesmo período do ano anterior. Na figura abaixo, veja a representação mês a mês.

Em relação a vacância de seus imóveis, o shopping ficou com 2,8% de sua ABL vaga em agosto, e apresentou um nível de inadimplência bruta de 44,5%, com relação aos aluguéis faturados no mês anterior.

Receita Federal diz que ABCP11 deve ser tributado como uma pessoa jurídica

Em 31 de agosto, foi publicado fato relevante sobre recebimento de Auto de Infração lavrado pela Receita Federal do Brasil, com a alegação de que o ABCP deve ser tributado como uma pessoa jurídica, com base no disposto no artigo 2º da Lei nº 9.779/99.

Como foi informado, na avaliação técnica-jurídica do tema, a Rio Bravo afirmou que tem convicção de que o fundo não se enquadra ao disposto no artigo 2º da Lei 9.779/99 e que, por consequência, não deve alterar sua forma de tributação.

Nesse contexto, a administradora ressaltou que tomará todas as medidas cabíveis, seja na esfera administrativa ou judicial, para defesa desse posicionamento, o qual entende estar inteiramente alinhado aos interesses do fundo e de seus cotistas.

Mais informações sobre o assunto serão publicadas oportunamente pela Rio Bravo.

O FII atualmente é proprietário do edifício comercial Grand Plaza, do Grand Plaza Shopping e do antigo JK Shopping (incorporado pelo Grand Plaza). Todos os imóveis estão situados na cidade de Santo André (SP).

De acordo com o relatório, o Grand Plaza Shopping, inaugurado em 23 de setembro de 1997, é o principal centro de compras do Grande ABC paulista e figura entre os maiores do país em ABL (Área Bruta Locável).

Texto publicado em 25 de setembro/20.

 

Quer saber mais sobre o segmento de shoppings nos FIIs? Em nosso kit gratuito do investidor, detalhamos as principais características deste setor.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias