Quais são as expectativas para emissões de fundos imobiliários em 2023?

Quais são as expectativas para emissões de fundos imobiliários em 2023?
Quais são as expectativas para emissões de fundos imobiliários em 2023?. Foto: Unsplash

Com a chegada de um novo ano, uma das perguntas realizadas por investidores é se há boas expectativas para várias emissões de fundos imobiliários em 2023. O especialista em FIIs, Marcos Correa, deu sua perspectiva sobre o tema.

No entendimento de Marcos Correa, não há perspectiva de muitas emissões de fundos imobiliários neste novo ano. Segundo ele, isso se deve, especialmente, à atual taxa de juros. No momento, a Selic está em 13,75% ao ano, o que representa o maior nível desde novembro de 2016, quando a taxa estava em 14% ao ano.

O especialista explica que quando a taxa de juros está muito alta, a cotação dos fundos imobiliários acaba diminuindo, “acaba sofrendo mais”.

“Com elas nesse estado, é difícil fazer uma emissão acima do valor patrimonial. É até difícil fazer uma emissão que vai conseguir gerar valor e, ainda, dar um pouco de desconto para o investidor”, comenta.

Segundo ele, para que a emissão de FIIs se torne mais atrativa, é necessário dar um desconto em relação ao preço de mercado.

“Então, como o cenário atual de juros dificulta muito, é possível que a gente não veja tantas emissões”.

Especialista ainda acredita em “algumas emissões” de fundos imobiliários em 2023

Marcos Correa acredita que, neste ano, “com certeza vão ter emissões, vão ter algumas emissões”.   

Apesar disso, ele considera que a emissão de fundos imobiliários em 2023 acontecerá “em um número bastante reduzido”. 

Vale destacar que a taxa Selic está em 13,75% desde agosto do ano passado. Por quatro reuniões consecutivas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central fixou a taxa básica de juros da economia neste patamar.

O mercado financeiro prevê que a Selic encerre 2023 a 12,50%, segundo indicado no boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (23). Sendo assim, os economistas seguem estimando uma Selic elevada por mais tempo, o que poderia dificultar o cenário de emissões de fundos imobiliários neste ano.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Silvio Suehiro
Silvio Suehiro

Redator freelancer, com experiência na produção de notícias e artigos para as áreas de economia, finanças e investimentos. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e pós-graduado em Produção Audiovisual Multiplataforma pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

últimas notícias