Novo Fiagro quer dividendos de até CDI + 5%; saiba como funciona

O fundo projeta rendimentos de até CDI + 5%, investindo em mais de 20 setores

Novo Fiagro quer dividendos de até CDI + 5%; saiba como funciona

O AZ Quest Luna Fiagro (AZQA11) fez sua estreia no mercado balcão na última terça-feira (11). O produto cetipado é uma opção para quem se interessa pela renda recorrente dos dividendos dos fiagros. A gestora projeta que os rendimentos do fundo estejam entre CDI +3% a CDI + 5%, líquido de imposto de renda.

O novo Fiagro é gerido pelo mesmo time que coordena o AAZQ11, fundo listado na bolsa em dezembro de 2022.

A diferença é que o fundo cetipado “nasceu” maior que seu irmão mais velho. O AZ Quest Luna arrecadou em sua primeira oferta quase R$ 539 milhões, enquanto o AAZQ11 possui um patrimônio líquido de R$ 230 milhões.

Além disso, o número de investidores do novo Fiagro também supera o AAZQ11. Com 13.854 cotistas, o AZ Quest Luna superou o AAZQ11, que tem cerca de 12.373 investidores.

No pipeline da oferta, a gestora do Fiagro descreveu os ativos que serão investidos pelo fundo. O novo fundo também será de crédito para o agronegócio, por meio da estruturação dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs). Esses ativos de renda fixa pagam rendimentos recorrentes, gerando fluxo de caixa para o Fiagro.

Com uma carteira diversificada, o AZQA11 fará a estruturação de ativos de crédito de diversos segmentos do agronegócio, desde o setor de avicultura, fertilizantes, irrigação e máquinas e equipamentos. Ao todo são 22 segmentos do agro, com uma taxa média ponderada de CDI + 6,47%.

O Fiagro terá retorno atrativo mesmo com redução da taxa Selic

O gestor dos fundos AZQA11 e AAZQ11, Idalicio Silva, disse ao Suno Notícias que mesmo com a queda da taxa Selic os fiagros continuarão atrativos. Ele explica que, a redução dos juros, pode ajudar na valorização dos ativos, em sua maioria indexados ao CDI. “Isso ajuda na melhora do custo de financiamento da empresa e valorização da carteira”, explica o gestor.

Além disso, a AZ Quest possui uma estratégia, chamada de kickers de performance, que pode gerar ganhos complementares ao Fiagro. “Quando as empresas adquirem o crédito, elas atingem níveis de crescimento mais elevados”. Assim, o fundo consegue capturar prêmios maiores, comenta Silva.

Na visão do gestor, com a valorização dos ativos e com os kickers de performance, o Fiagro pode manter ou até mesmo entregar mais retorno ao investidor, mesmo com os juros estiverem menores.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias