O que são Fiis – Conheça o investimento que não pode faltar em sua carteira

O mercado de fundos imobiliários tem mostrado um desenvolvimento bem relevante nos últimos anos. Entretanto, poucos sabem o que são FIIs e como fazer para investir nessa modalidade.

Mas antes de nos perguntarmos o que são FIIs, primeiro precisamos entender que esse tipo de investimento tem características de renda fixa. Porém, está enquadrado no mundo dos investimentos de renda variável.

Os investimentos em fundos imobiliários se baseiam pela formação de um grupo de investidores com o objetivo de aplicar os recursos nos diversos tipos de investimentos imobiliários, seja no desenvolvimento de empreendimentos, CRIs, LCIs, outros Fiis ou em imóveis já prontos. Seu objetivo principal é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamentos, venda do imóvel e demais atividades do setor. Por isso, se Você deseja entender melhor o que são FIIs, continue lendo este artigo.

Os FIIs – Fundos de Investimento Imobiliário

FIIs, ou fundos de investimento imobiliário, são constituídos por cotas acessíveis a qualquer investidor que tenha conta em uma corretora de valores.

Essas cotas são frações do capital investido em ativos imobiliários, e são negociadas no livre mercado da bolsa de valores.

Funciona assim: O patrimônio do fundo é dividido em cotas. Cada investidor pode possuir quantas cotas desejar, desde que respeite o limite máximo regido pelo estatuto do fundo de investimento.

Logo, ao se investir em um FII, Você se torna cotista, ou seja, titular ou “dono” de uma parte do fundo.

Como cotista, no entanto, Você não pode exercer qualquer direito real sobre o patrimônio do fundo. Esse trabalho fica com o gestor.

No entanto, o investidor terá o direito de participar dos rendimentos do FII proporcionalmente ao número de cotas que possuir.

Além disso, um fundo imobiliário tem, por dever, que distribuir no mínimo 95% de sua rentabilidade aos cotistas.

Como comprar cotas de FIIs

A forma de investir em fundos imobiliários é bem parecida com a compra de ações na bolsa de valores.

Em linhas gerais, é possível comprar e vender cotas através do Home Broker de sua corretora.

Por outro lado, as cotas dos FIIs também podem ser adquiridas através das chamadas ofertas públicas.

A propósito, tais ofertas são anunciadas pelos órgãos competentes, onde é feita a emissão inicial das cotas, por um valor pré-determinado pela administração do fundo.

5 Vantagens para Você investir em FIIs

fundos imobiliários

Fundo imobiliário é o investimento que mais cresce no brasil. Veja algumas de suas vantagens:

  1. Preço acessível – Com menos de 5 reais você já consegue se tornar um investidor de FIIs
  2. Diversificação de patrimônio – existem FIIs que possuem vários ativos em seus portfólio
  3. Investimento em imóveis de alto padrão – Você pode ser sócio de shoppings centers, hotéis, centros empresariais, dentro outros.
  4. Isenção de IR (Imposto de Renda) – Os rendimentos proporcionados pelos ativos do fundo são isentos para quem possui suas cotas.
  5. Rentabilidade mensal – A grande maioria dos FIIs pagam seus rendimentos mensalmente. É todo mês caindo na Sua conta.

O que são FIIs - Considerações

Inegavelmente, fundos de investimento imobiliário são uma excelente opção para o investidor que deseja diversificar sua carteira e obter bons rendimentos.

Além disso, por se tratar de bons ativos, os FIIs são recomendados para qualquer investidor, pois, possuem uma ótima relação risco x retorno. E é por isso que eles são tão bem avaliados e recomendados pelos analistas de investimento.

Por fim, esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que são FIIs, e despertado o interesse em conhecer e investir nessa modalidade de investimento que hoje é a que mais cresce no Brasil. Bons investimentos!

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários