Gestor de Fiagro explica porque investir no agro traz retorno acima da renda fixa

Por que investir em Fiagro pode significar ganhos bem acima da renda fixa tradicional? Veja a explicação deste gestor.

Gestor de Fiagro explica porque investir no agro traz retorno acima da renda fixa

Em entrevista na XP Expert, Idalício Silva, gestor do Fiagro AAZQ11 da AZ Quest, explicou que investir no setor mais forte da economia brasileira é uma alternativa para obter ganhos acima da renda fixa tradicional.

A produção agrícola do Brasil surpreende o mundo, fazendo do país um protagonista nesta área. O gestor do AAZQ11 comenta que o agronegócio está conseguindo entregar resultado consistente com o crescimento que ele tem.

Nos últimos 10 anos, o agro cresce num ritmo de 10% ao ano, comenta o gestor. E vários desses setores dentro do agronegócio crescem num ritmo ainda maior.

Por isso, Idalicio Silva acredita que o investidor tem chance de investir nos segmentos do agro que possuem grande potencial de crescimento, dentro de uma estrutura que consegue ganhos além da renda fixa.

O Fiagro é um desses veículos para obter renda recorrente, com o “bônus” de ser isento de imposto de renda para pessoa física.

O gestor fala do Fiagro AAZQ11 e sua estratégia de ganhos recorrentes

Por isso, Silva destaca que o AAZQ11 distribui rendimentos entre 1,3% a 1,5% ao mês. “Se você pensar nos ativos de renda fixa que estão indexados em 100% do CDI, eles entregam mais ou menos 1,1%. 

Então, o gestor explica que o fundo busca trazer para o mercado uma simetria positiva em relação a risco/retorno. Isso é feito por meio dos investimentos em CRAs, em sua grande maioria estruturada pela própria gestora.

“A gente busca entender um negócio e a estratégia de crescimento da empresa, dividindo um pouco do risco na parte de como a gestora financia a empresa”, comenta Silva.

Silva comenta que o AAZQ11 cede um crédito mais barato que do mercado, mas lá na frente, quando a empresa tem seu crescimento, ela divide com o fundo um pouco dos seus ganhos. Esse mecanismo é chamado de “kickers de performance”.

Por fim, o Fiagro AAZQ11 tem valor patrimonial/cota de R$ 9,53. Os últimos dividendos do fundo, referente ao resultado de agosto, foram de R$ 0,12/cota, um dividend yield de 1,28%.

Tags
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias