
Antes de começar a nossa carta diária de hoje, gostaríamos de convidar você para participar do “Workshop – Investindo em Fundos Imobiliários”, com os especialistas Professor Marcos Baroni, da Suno Research, e Jacinto Santos Neto, do Funds Explorer.
Para se inscrever, basta clicar aqui.
–
Que o Professor Marcos Baroni é uma das maiores referências sobre fundos imobiliários desse país, muita gente sabe.
Além de ser um verdadeiro “gentleman”, o professor sabe praticamente tudo sobre todos os fundos imobiliários listados em bolsa.
Sempre destacamos, aqui, a importância de se aprender com quem possui mais experiência, em qualquer que seja o âmbito de nossas vidas.
O engraçado é que, mesmo tendo consciência da vasta experiência do professor, ainda nos surpreendemos com a riqueza de provocações que ele faz com frequência e que nos levam a refletir de maneira intensa sobre determinado assunto.
A última delas foi ontem no Fiikipedia, a sua “carta semanal”.
No seu texto, o professor deu dicas sobre como avaliar a qualidade da gestão de um fundo imobiliário. Vale muito a pena conferir.
Ainda sobre o texto de ontem, o que mais chamou a nossa atenção, foi a seguinte frase, já no final do artigo:
“Agora, um puxão de orelha: de nada adianta você querer (e exigir) um bom Gestor se você não for um bom cotista! Faça sua tarefa de casa: leia os Relatórios Gerenciais e fique próximo dos Gestores. Pense nisto! “
Havia bastante tempo que não líamos uma frase tão provocativa sobre fundos imobiliários como essa.
Já salientamos por aqui, por incontáveis vezes, que para se ter sucesso investindo em Fiis, é imprescindível que se tenha paciência e disciplina.
No entanto, essa frase mencionada pelo professor nos fez refletir também sobre nossa responsabilidade enquanto cotistas de determinado fundo imobiliário.
Não adianta responsabilizar nenhuma gestão por 100% dos resultados de qualquer que seja o Fii.
Isso seria terceirizar uma incumbência a qual também fazemos parte.
O problema disso é que, ao culpar terceiros por erros e/ou desafios que sempre acontecem e sempre acontecerão em nossas vidas, deixamos de aprender, pois o dever da tarefa em questão deixa de ser nosso e passa a ser de outro alguém.
Lembre-se sempre: errar é bom, e nos faz evoluir!
Obviamente que isso só faz sentido se houver humildade no processo para reconhecer a nossa parcela própria de envolvimento no assunto.
Dito isso, e voltando ao assunto principal, é imprescindível que nós, enquanto investidores, mantenhamos contato com os gestores dos fundos imobiliários os quais somos sócios.
Além de ler os materiais produzidos por esses profissionais, o ideal é que entremos em contato via e-mail, telefone ou até mesmo pessoalmente.
Isso é interessante pois, normalmente, quanto maior a qualidade de uma gestão, maior é a sua receptividade para com os seus cotistas, e isso é bastante importante até mesmo para a nossa avaliação a respeito do ativo em questão.
Portanto, a lição que tiramos sobre o ensinamento do professor Baroni é a seguinte: não terceirize os seus resultados. Assuma a responsabilidade de suas decisões e seja o agente principal de sua própria história.
O crescimento pessoal de se tomar essa decisão é gigantesco, e nenhum gestor pode ser capaz de assumir esse protagonismo por você.
Conte conosco!