5 fatores para o sucesso nos investimentos de longo prazo

5 fatores para o sucesso nos investimentos de longo prazo

Possivelmente não existe nenhum ser humano no planeta que não deseje ter um amanhã melhor do que o dia de hoje.

É para isso que trabalhamos e que corremos atrás de nossos objetivos.

Isto posto, os investimentos de longo prazo são uma espécie de incremento para que esse desejo de uma vida melhor seja desfrutado, e os fundos imobiliários são uma ferramenta extremamente eficiente nessa conjuntura.

Por conta disso, elencamos abaixo cinco fatores os quais entendemos serem determinantes em uma jornada de sucesso nos investimentos de longo prazo.

São eles:

 

1 – Plante hoje para colher mais tarde (seja paciente): Quem desenvolve o nobre hábito de economizar, geralmente consegue ter um consumo consciente e fazer um uso racional do seu dinheiro. Isso é fundamental para quem pretende investir. 

2 – Descubra a relação entre investimentos de longo prazo e os seus proporcionais riscos: Investimentos de longo prazo normalmente possuem um risco muito menor do que aqueles comparados com as especulações de curto prazo. Ainda nesse sentido, existe um estudo estatístico que aponta que o mercado é geralmente positivo em 52% dos dias, 60% dos meses, 70% dos anos e 95% das décadas. Isso significa que quem investe no longo prazo reduz fortemente as suas chances de perder dinheiro. Você investe pensando nos próximos dias ou nas próximas gerações?

3 – Perceba a relevância da variável “tempo”: Este tópico está diretamente relacionado ao item anterior. Tanto no mercado financeiro como na vida, geralmente o longo prazo compreende um período de tempo superior a 5 anos. Muitas pessoas têm dificuldades em lidar com o longo prazo. Um bom exercício para defrontar esse dilema é tentar se lembrar que o tempo irá passar de qualquer maneira, quer você esteja investindo, quer não. O que você prefere?

4 – Escolha o melhor tipo de investimento: De acordo com o que abordamos acima, fica claro perceber que aqueles investidores que optam por fazer um investimento a longo prazo possuem grandes vantagens em relação a quem quer aplicar o seu dinheiro por um prazo menor. Contudo, fazer bons investimentos é fundamental para se conseguir bons retornos. No fiis.com.br e no Funds Explorer são disponibilizados todos os dados necessários para se estudar os fundos imobiliários e entender as suas respectivas dinâmicas operacionais.

5 – Diversifique: Por mais seguro que seja um tipo de investimento no longo prazo, a máxima acerca das aplicações financeiras continua bastante realista: “Jamais coloque todos os ovos numa mesma cesta”. Diversifique, tanto em classes de ativos, quando nos segmentos de atuação desses ativos. Isso fará com que um possível “colapso” em algum desses campos seja menos impactante nos resultados gerais dos seus investimentos.

Leve em consideração em relação aos seus investimentos os 5 pontos acima elencados e, com toda certeza, as suas chances de obtenção de sucesso no longo prazo serão fortemente ampliadas.

Conte conosco!

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
foto: Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro

Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

últimas notícias