Analisando Fundo de Fundos Imobiliários (FoFs)

Um fundo de fundos, como o próprio nome já diz, é um fundo de investimento que, na verdade, investe em outros fundos de investimento, por isso a sigla em inglês FoF, fund of funds, que quer dizer fundo de fundos. Em fundos imobiliários, isso não é diferente. Existem no mercado muitos fundos de fundos imobiliários e escolher um deles para investir pode ser um pouco confuso.

Então, montamos um passo a passo para analisar um fundo de fundos imobiliários para que você possa escolher um fundo de fundos que melhor se encaixe em sua estratégia de investimentos.

Passo 1: Pesquise quais são os fundos de fundos imobiliários existentes no mercado. Você pode conferir qual são esses Fiis na nossa ferramenta “Lupa de Fiis”.

Passo 2: Verifique as taxas de administração e performance dos fundos e faça um comparativo entre estes fundos. Você pode saber quais são as taxas dos Fiis nos seus relatórios gerenciais ou na página específica de cada Fii no nosso site, conforme consta abaixo o exemplo do fundo imobiliário BCFF11.

Passo 3: Verifique quem é o gestor e qual o histórico de desempenho dele na gestão de fundo de fundos imobiliários. Faça isso usando as mesmas dicas do passo 2;

Passo 4: Verifique o desempenho passado destes indicadores: Dividend Yield (DY), consistência dos dividendos pagos, P/VP, e, também, os patamares atuais de cada indicador citado. O Funds Explorer é uma excelente ferramenta para esse estudo, além de ser gratuito;

Passo 5: Verifique a composição do rendimento distribuído dos fundos; qual a parte é relacionada aos rendimentos dos fundos imobiliários em carteira, qual parte é composta pela receita financeira e qual parte é relacionada aos ganhos de capital, do giro da carteira. Para isso, leia os seus 3 últimos relatórios gerenciais. Abaixo, tem-se o exemplo do último relatório gerencial referente ao FII BCFF11:

Passo 6: Verificar quantas emissões o fundo de fundos já fez. Vale ressaltar, aqui, que isso é comum neste tipo de fundo imobiliário, pois as emissões são necessárias como forma de levantar recursos para, por fim, girar o portfólio do fundo de fundos;

Passo 7: Verifique a liquidez do fundo de fundos imobiliários. Como sugestão, verifique se o fundo de fundos negocia acima de R$ 100 mil reais em volume por dia. Verifique essa informação também na ferramenta “Lupa de Fiis”.

-

É claro que existem diversos outros critérios para se analisar e concluir se vale a pena ou não investir em um fundo de fundos. No entanto, acreditamos que, ao seguir o passo a passo acima, o nível de assertividade da sua análise frente a esse tipo de FII pode aumentar de maneira considerável.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários