Escrevemos diariamente por aqui a importância de se acompanhar materiais de relevância na indústria de fundos imobiliários por parte daqueles que querem evoluir como investidores nessa classe de ativos.

Partindo dessa linha de raciocínio, não poderíamos deixar de enfatizar a Live de ontem feita pelo professor Marcos Baroni no canal do Youtube da Suno Research.

O convidado da vez foi o Artur Losnak, autor do livro "FIIs para Não Iniciantes", participante esse que, além de investidor e entusiasta da indústria de Fiis desde 2013, possui também diversas certificações no mercado financeiro, tais como CFA, CNPI, CGA, CPA-20 e Administrador de Carteira de Valores Mobiliários (CVM), além de ser formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Sempre destacamos aqui a relevância de se aprender com quem possui mais experiência, em qualquer que seja a área da vida.

Diante disso, ressaltamos que o bate-papo feito ontem pelos dois profissionais, em nossa opinião, foi um dos melhores já feitos por aquele canal.

Com uma linguagem leve, prática e bastante inteligível, os participantes abordaram temas de diversas esferas dentro do mercado de fundos imobiliários, desde sobre como escolher um Fii até pontos não tão simples, como metodologias de precificação dos mesmos (valuation).

Além disso, os participantes debateram sobre o que deve ser levado em consideração para se manter uma carteira saudável ao longo do tempo, dado que avaliar riscos é também uma tarefa de cada investidor e deve ser feito de tempos em tempos.

Ainda nesse âmbito, foi abordado, também, o conceito existente entre a relação risco x retorno, que nada mais é do que uma medição do grau de incerteza de um investimento feito, que pode ser entendido como: quanto maior a incerteza, maior o risco e, por isso, maior deve ser o seu potencial de retorno.

Outro ponto interessante da Live foi quando o convidado abordou a reflexiva ideia de que só é recomendável se investir naquilo em que se consegue explicar a qualquer pessoa o racional que existe por detrás do ativo em questão.

Você já parou para pensar nisso?

Você consegue explicar para alguém, em dois minutos, os motivos pelos quais você está investindo em algum fundo imobiliário?

Ele começou suas operações a quanto tempo?

Quem é responsável pela administração e/ou gestão? É uma casa renomada?

Esse Fii investe em que, majoritariamente?

Qual a qualidade dos ativos presentes nesse Fii?

Quais as condições dos contratos existentes dentro dos ativos presentes no portfólio desse Fii?

Qual o nível de perenidade desses ativos?

O seu histórico de dividendos possui alguns pontos não recorrentes que merecem atenção?

Enfim...

Poderíamos seguir com uma lista bastante ampla de perguntas que os investidores deveriam se fazer ao estudar para a tomada de decisão sobre investir em um fundo imobiliário ou não.

Voltando ao assunto principal desse texto, recomendamos que você assista a essa Live não só uma vez, mas o quanto puder, até que os seus conceitos se fixem ao máximo na sua mente.

De novo, procure sempre interagir e aprender com pessoas melhores que você, pois, por consequência, o seu nível de conhecimento irá se expandir naturalmente, independentemente do assunto que esteja sendo tratado.

Ainda em relação a esse assunto, nunca, na história do planeta Terra, tivemos oportunidades como a que temos agora de aprender qualquer assunto que seja com materiais de altíssima qualidade na palma de nossas mãos.

Não deixe o tempo passar...

Comece a estudar hoje, aprenda, seja curioso, faça perguntas, evolua e, principalmente, comece a investir o quanto antes.

Com o passar dos anos você verá que tudo isso vai ter valido a pena.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários