É possível ganhar dinheiro dormindo? (Parte I)

Indo diretamente ao ponto... sim, é completamente possível!

E talvez o mercado de capitais seja a ferramenta mais útil para isso.

Existe um jargão que diz, mais ou menos, que “ser rico é ganhar dinheiro enquanto dorme”.

E o que essa frase quer dizer é que ser rico é possuir patrimônio, o que significa ter a posse de ativos, preferencialmente ativos que geram renda.

Existem ativos que possuem valor monetário: obras de arte, carros antigos, pranchas de surf assinadas pelo Gabriel Medina, vinhos e até mesmo brinquedos (como o Lego, por exemplo, que teve forte valorização nos últimos anos).

Porém, você há de concordar que estes tipos de ativos não geram renda, ou fluxo de caixa, para os seus detentores.

Além disso, todas as pessoas possuem despesas mensais.

Se o ativo não gera renda, significa que será necessário vender uma parte desses ativos para fazer frente a estas despesas mensais.

Simples assim.

A vantagem de investir em ativos que geram renda é que esta renda pode ser utilizada para fazer frente aos gastos e despesas que todos enfrentam todo mês.

Quando a renda gerada por esses ativos é suficiente para cobrir todas as despesas mensais de uma pessoa, e ainda sobram recursos para o reinvestimento (efeito bola de neve), diz-se, então, que essa pessoa atingiu a tão almejada independência financeira.

Pouco sabem, mas a independência financeira é completamente factível e possível de ser alcançada por qualquer indivíduo que cultive a prática da paciência e disciplina no seu dia-a-dia, e o mercado de capitais é a plataforma ideal para esse fim, haja vista que o mesmo fornece um cardápio gigante de ativos que geram renda, entre eles:

  • Fundos imobiliários;
  • Ações nacionais e internacionais;

Cada um destes ativos possui características distintas, com prós e contras, mas todos eles podem e devem gerar renda para aqueles que os possuem, além de serem, em nossa opinião, ativos complementares entre si.

Então, se você quer dormir e ganhar dinheiro, o caminho é muito fácil de explicar: acumule o máximo possível de ativos geradores de renda.

Você pode fazer isso através da poupança mensal, juntamente com a prática do reinvestimento dos dividendos que recebe deles.

Se você for ver o que os maiores investidores e as pessoas que atingiram a independência financeira têm em comum, é isso: eles possuem muitos destes ativos geradores de renda. Amanhã (18), seguiremos com a parte II da nossa argumentação sobre a possibilidade de se ganhar dinheiro dormindo.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários