VGIA11 se pronuncia após tombo de 12% em três dias; Veja o que aconteceu

O Fiagro VGIA11 tombou 12% em 3 dias na Bolsa e o fundo trouxe esclarecimentos ao mercado. Confira o que aconteceu.

VGIA11 se pronuncia após tombo de 12% em três dias; Veja o que aconteceu
IRDM11 cai 5,56% em 4 pregões e cotação é a mais baixa desde abril. Foto: Pixabay

O Fiagro VGIA11 apresentou novos esclarecimentos sobre a movimentação atípica do preço de cotas na Bolsa de Valores (B3), conforme comunicado ao mercado na segunda-feira (28).

A administradora do VGIA11 diz que não tem conhecimento de atos ou fatos relevantes que justificariam a variação do valor da cota do fundo na Bolsa de Valores.

O fundo destaca que o comunicado divulgado ao mercado sobre os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) associados a operações da Cooperativa Languiru é de uma série não detida pelo Fiagro VGIA11.

Esses ativos também não estariam vinculados a um mesmo patrimônio separado de CRAs detidos pelo VGIA11 associados a essa mesma sociedade.

A administradora pondera que esse comunicado pode ter exercido influência sobre o mercado, mas não pode ser considerado como um fato relevante por dois motivos:

A administradora e gestora do VGIA11 afirmam que acompanham “ativamente a carteira do fundo” e que “eventuais fatos relacionados aos ativos do fundo serão tempestivamente comunicados aos cotistas, na forma da regulamentação aplicável”.

LEIA TAMBÉM: VGIA11 tomba na Bolsa de Valores e tem pior sessão em mais 1 ano; O que aconteceu?

VGIA11 tomba 12% em 3 dias; O que aconteceu?

O fundo VGIA11 tombou 3,66% na sessão de quinta-feira (24), variação diária incomum para o Fiagro. A cotação fechou o dia em R$ 9,21O resultado representa o pior desempenho desde 7 de junho de 2022, quando havia caído 4,65%.

Mas as quedas do VGIA11 não pararam por aí. Na sexta-feira (25) a cotação do Fiagro teve nova baixa: mais 3,26%. E nesta segunda-feira (28), até 13h, o preço na Bolsa caiu 5,61%, chegando ao valor de R$ 8,41.

Considerando a cotação de fechamento de quarta-feira (23), a queda acumulada em três dias até agora é de 12%.

A forte queda se iniciou na quinta, após o fundo divulgar seu novo relatório gerencial de julho, em que colocou um possível problema entre um devedor e o fundo.

A gestão destacou um impasse com a amortização de uma parcela de principal do CRA Languiru, com uma operação que deveria ter ocorrido no dia 21 de agosto de 2023. Assim, as negociações foram suspensas momentaneamente, para que se busque os valores inadimplidos por meio das garantias.

A administradora do VGIA11 diz que as garantias já constituídas na operação já seriam suficientes para que as obrigações dos créditos ficassem em dia, mas que essa suspensão das negociações ocorre “sem prejuízo de buscar eventuais melhorias adicionais aos créditos totais”.

Tags
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias