FOFs lideram ganhos dos FIIs do IFIX; XPML11 e HGLG11 avançam

FIIs JSAF11 e KFOF11, do segmento de Fundos de Fundos (FOFs), se destacam entre as altas; IFIX tem melhor dia desde 19 de julho.

FOFs lideram ganhos dos FIIs do IFIX; XPML11 e HGLG11 avançam
FOFs lideram ganhos dos FIIs do IFIX; XPML11 e HGLG11 avançam. Foto: Pixabay

Os Fundos de Fundos (FOFs) foram os grandes protagonistas no pregão de hoje (14) da Bolsa de Valores, com 3 FIIs desse segmento liderando os ganhos do IFIX: JSAF11, KFOF11 e BCIA11. O índice de fundos imobiliários, por sua vez, registrou alta de 0,24%, aos 3.363,10 pontos.

O índice de FIIs fechou na cotação máxima do dia, além de registrar sua maior valorização diária desde 19 de julho. Na mínima, chegou a bater 3.355,12 pontos, praticamente em linha com a pontuação de abertura do pregão.

A sessão começou positiva para o mercado de fundos imobiliários,por volta das 10h. Em seguida, virou para ligeira queda das 11h às 13h, e deu continuidade ao movimento de alta até o final do pregão.

O JSAF11 liderou os ganhos do dia com +2,06%, enquanto os FIIs KFOF11 e o BCIA11 subiram 1,28% e 1,06%, respectivamente.

O dia também foi positivo para alguns dos maiores FIIs da Bolsa brasileira em número de cotistas, como XPML11 e HGLG11, por exemplo, com +0,27% e +0,24%, nessa ordem.

Os protagonistas do dia, os Fundos de Fundos (FOFs), são os FIIs que investem principalmente em cotas de outros fundos imobiliários.

Embora fosse um setor bastante descontado há alguns meses, hoje negocia mais próximo ao seu valor patrimonial, embora ainda existem diversos FIIs descontados no segmento.

Cotações de FIIs

Na ponta negativa, um dos destaques dos FIIs hoje (14) foi o JSRE11, com uma desvalorização de 1,46%. Nos últimos 12 meses, esse fundo acumula uma baixa de 16,64%, e está negociando com um “desconto” patrimonial relevante de 41%.

Curiosamente, o movimento negativo desse FII híbrido coincide com o dia de pagamento de seus dividendos. O fundo distribuiu R$ 0,48 por cota, acumulando uma distribuição de R$ 5,62 por cota nos últimos 12 meses.

O IFIX é o principal índice de FIIs da Bolsa brasileira. A composição atual da carteira teórica, com um total de 112 fundos imobiliários de diferentes segmentos, foi anunciada em maio de 2024, e está valendo até o fechamento de agosto. Ele segue em conformidade com indicadores específicos, incluindo valor patrimonial, liquidez e outros.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

notícias relacionadas últimas notícias