TRXF11 celebra contrato para construção e locação da Leroy Merlin

TRXF11 celebra contrato para construção e locação da Leroy Merlin

A TRX e a BRL, respectivamente gestora e administradora do fundo imobiliário TRXF11, divulgaram nesta quinta-feira (01) a assinatura de contrato de locação no modelo “built to suit”. Ou seja, o fundo adquiriu terreno, para construção e locação da primeira loja da Leroy Merlin no estado da Bahia.

O contrato de locação firmado entre o fundo TRXF11 e a empresa é de 20 anos. Localizado em Salvador, o terreno de 26 mil m² receberá obras para acomodar a nova unidade do Home Center, que contará com cerca de 31 mil m² de área construída. Ao todo, o negócio tem o valor de R$ 106.707.000,00.

O cap rate estimado da operação está entre 8,5% a.a. e 8,90% a.a, após a inauguração e aluguel do imóvel.

Como será o desenvolvimento do ativo do TRXF11?

A partir da assinatura do contrato começará o período de desenvolvimento imobiliário e obras — estimado em 18 meses — em que o TRXF11 passará a receber um aluguel provisório pelo imóvel até a inauguração da loja, quando terá início o pagamento do aluguel definitivo.

Com o novo imóvel, o fundo passará a ter um portfólio ainda mais diversificado de inquilinos, colocando a Bahia como terceiro maior estado em percentual de receita para o fundo, responsável por 10,51% dos aluguéis recebidos.

Esse contrato, especificamente, passará a ser a fonte de 6,21% dos aluguéis pagos mensalmente ao fundo.

De acordo com a gestora, o negócio firmado está alinhado à estratégia do TRXF11 de formar seu portfólio com ativos localizados em regiões de grande adensamento urbano, locados para empresas de grande porte, principalmente por meio de contratos atípicos.

Uma das principais características desse tipo de acordo é ser de longo prazo e contar com penalidade por rescisão antecipada equivalente ao saldo devedor integral do contrato de locação, o que garante que os valores acordados pelos aluguéis serão recebidos integralmente pelo fundo.

Com mais de 55 mil investidores ativos, o TRXF11 atualmente conta com 425 mil m² em área bruta locável, em 13 estados, alugados para empresas como Assaí, Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Obramax e Sodimac.

Em maio, o fundo já tinha assinado outro contrato para a para o desenvolvimento de dois imóveis no modelo “Built to Suit” que serão locados à BMB Material de Construção, empresa controlada pela Leroy Merlin. O valor da operação está estimado em R$ 135 milhões.

O TRXF11 é um fundo de renda urbana, focado em ativos com contratos atípicos e inquilinos do setor do varejo.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias