Devo diminuir a exposição em fundos imobiliários por causa das eleições?

Devo diminuir a exposição em fundos imobiliários por causa das eleições?

Com a proximidade com as eleições, muitos investidores de fundos imobiliários ficam na dúvida se é preciso diminuir a exposição em FIIs por causa do pleito eleitoral. Tradicionalmente, em anos eleitorais o mercado sofre com maior volatilidade, que pode prejudicar o investidor de renda variável.

Porém, o analista da Suno Research e especialista em FIIs, Marcos Baroni, descarta a ideia de reduzir a exposição em FIIs por causa das eleições. Em sua visão, “o que o investidor deveria fazer seria diminuir um pouco a velocidade do aporte”, comenta o analista no Telegram da Suno.

Investir com cautela de fundos imobiliários sem reduzir exposição

Ou seja, em sua visão, ser um pouco mais cauteloso na hora de fazer os investimentos não significa diminuir a exposição, neste caos, vendendo ativos.

“Tá, mas eu acho que a gente vai ter uns 2-3 meses de turbulência. Então, vou manter um pouco mais em Renda Fixa, que está pagando bem, e a partir do momento que eu tiver um pouco mais de horizonte eu posso voltar a comprar”. Baroni discorda de quem pensa desse jeito.

Baroni acredita que o mercado pode precificar muito rápido o contexto das eleições e o investidor pode não conseguir voltar nos preços que estão hoje. Por isso, vender ou diminuir exposição nos FIIs “não é uma boa ideia”, destaca o analista. “Agora, diminuir ou desacelerar um pouco os aportes, não vemos problema”, finaliza Baroni.

Menor volatilidade em ano eleitoral da história, afirma BTG

O Chairman e sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves, disse que, a menos de 50 dias das eleições, a volatilidade no mercado financeiro brasileiro tem sido a menor em período eleitoral desde os anos 1980.

Na fala do executivo, isso é reflexo de uma evolução institucional da sociedade. O sócio do BTG também comentou que as eleições no Brasil sempre recheados de debates sensacionalistas, com narrativas do bem contra o mal, do sucesso contra o fracasso. Deste modo, a volatilidade no mercado era muito grade antes das urnas, sempre com muito estresse nos pregões.

Você que acompanha o mercado de fundos imobiliários não pode ficar de fora da segunda edição do evento FIIs Experience, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo.

As vagas são limitadas. Garanta a sua neste link!

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias