Vantagens de investir em FIIs: conheça as principais

Se você nos acompanha, sabe que a “quedinha” dos brasileiros pelos Fundos Imobiliários não é de hoje. Mas você sabe, realmente, quais são as vantagens de investir em FIIs que tanto atraem as pessoas?

Se essa é uma dúvida que ainda te impede de entrar para o mercado imobiliário como investidor, acompanhe os próximos tópicos desse artigo e conheça as principais vantagens de investir em FIIs! Vamos lá?

O que são FIIs?

vantagens-de-investir-em-fiis

Antes de tudo, se você chegou até aqui e ainda não sabe muito bem o que são os FIIs, rapidamente vamos explicar.

Os Fundos Imobiliários (ou FIIs, como são conhecidos) são uma forma de entrar no mercado imobiliário de um jeito mais simples e barato, investindo em Renda Variável.

Assim, quem não possui imóveis também tem a chance de lucrar com aluguéis. Entretanto, as possibilidades vão muito além disso. Você pode investir até mesmo em shoppings!

Agora, com o conceito básico sobre o que são FIIs em mente, você pode conhecer suas vantagens e saber como é o investir em Fundos Imobiliários

Principais vantagens de investir em FIIs

Os Fundos Imobiliários são muito populares no Brasil - e toda essa fama não seria por acaso.

Confira, a seguir, a nossa seleção com as principais vantagens de investir em FIIs:

1. Isenção do Imposto de Renda

Sem dúvidas, essa é uma das vantagens que mais chamam atenção quando se trata dos FIIs - e, se você já estudou o assunto, com certeza, viu muitas menções aos benefícios tributários desses fundos.

O que acontece é que, na maioria dos casos, todo o retorno recebido por quem investe em FIIs é isento de qualquer cobrança relacionada ao Imposto de Renda, mesmo que precise ser declarado.

Para saber mais detalhes sobre isso, confira aqui como acontece o Imposto de Renda dos FIIs.

2. Possibilidade de investir em diversas áreas

Uma pessoa que se insere no mercado imobiliário da maneira tradicional, geralmente, compra um imóvel e o aluga - ou, então, compra um terreno, constrói vários imóveis e os aluga, seja para famílias ou para fins comerciais.

Apesar de também trazer lucro - e mais sensação de segurança para várias pessoas -, estas são, praticamente, as duas únicas formas de obter lucro com aluguéis, tendo em mente que muitas das outras opções não são acessíveis.

Agora, imagine não precisar de rios de dinheiro para investir em um shopping ou outros imóveis comerciais caríssimos. Parece sonho, mas, com os FIIs, pode ser realidade!

3. É uma forma mais barata de lucrar com aluguéis

Se você tem - ou sonha em ter - uma casa própria, sabe que a compra de um imóvel ou terreno não é a operação mais barata de se fazer. Ainda mais quando se considera a situação econômica atual do Brasil que, infelizmente, já não é das melhores.

Investindo em FIIs, é possível obter lucros através de aluguéis sem a necessidade de comprar um imóvel físico e, consequentemente, precisar arcar com todos os seus custos.

Afinal, querendo ou não, um imóvel pode apresentar problemas constantemente, e o custo do conserto e da conservação do mesmo fica sempre para o proprietário.

Além disso, entrar nesse meio é muito mais acessível. Você pode começar com a compra de cotas bem baratas, já que existem opções que custam cerca de R$100,00 e já oferecem retorno!

4. Sem a preocupação com inquilinos

Complementando a vantagem anterior, os FIIs também te protegem de uma das maiores preocupações de quem aluga imóveis físicos: os inquilinos.

Apesar de haver o risco de vacância, investindo em FIIs, você nunca precisará lidar - e muito menos resolver questões acerca de um imóvel - com quem estiver alugando, o que já é um grande alívio.

5. Você conta com um gestor profissional

vantagens-de-investir-em-fiis

Outra vantagem dos FIIs é que esses investimentos oferecem o acompanhamento de um gestor profissional durante todo o tempo em que você investir.

Sendo assim, você não fica incumbido de correr atrás de nada, nem mesmo da escolha dos fundos.

Entretanto, justamente por isso, é muito importante pesquisar sobre o histórico do gestor de cada fundo antes de começar a investir, garantindo uma gestão de qualidade dos seus Fundos e do seu dinheiro.

6. Boa distribuição de dividendos

Mais um fator que chama atenção nos FIIs são os seus dividendos, que costumam ser distribuídos de forma mensal e têm valores que  já ultrapassam os dos dividendos das ações.

Tendo em mente que esta também é uma remuneração livre de qualquer cobrança ligada ao Imposto de Renda, esta é apenas mais uma vantagem que cerca o retorno dos FIIs aos investidores!

7. Menor volatilidade

Como consequência da impossibilidade de operar ações e da própria divisão dos FIIs em fundos de papel, de tijolo e híbridos, os FIIs são fundo com pouca volatilidade.

Ou seja: esses fundos não sofrem tanto com as oscilações do mercado. Outro fator que auxilia nesse quesito é a dinâmica com que acontece a distribuição dos proventos nesses fundos.

8. Maior liquidez

Por último, mas não menos importante, vale pontuar que os FIIs não te mantêm preso a eles.

De fato, são investimentos que não podem ser resgatados antes do final de seu período. No entanto, os investidores que desejam quitar sua participação têm outra opção para fazer isso.

É possível vender as suas cotas de um Fundo Imobiliário para outras pessoas. Sendo assim, você pode sair do investimento quando desejar e ainda receber um valor na hora.

Invista com cuidado

Mesmo com várias vantagens, é preciso ter o discernimento de quando um tipo de fundo é adequado para a sua carteira, assim como para a sua estratégia pessoal de investimento.

Por isso, por mais que as vantagens de investir em FIIs sejam encantadoras, é preciso levar diversos outros fatores em consideração - inclusive, os FIIs também apresentam alguns riscos. Estude, converse com um gestor e faça investimentos conscientes!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Autor

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.


Comentários