XPLG11 e ALZR11 são os destaques do Bom Dia FIIs (15/02)
O IFIX, o principal índice de FIIs, fechou a última terça-feira (14) em alta de 0,15%, terminando o dia em 2.779 pontos. No acumulado do mês de fevereiro e do ano de 2023, a variação do índice é de -1,50% e -3,08%, respectivamente.
Em resumo, o XPLG11 informou que firmou contrato de locação de parte do Especulativo Extrema, com prazo de 60 meses. O fundo também alegou que recebeu uma parte do aluguel do mês de competência de janeiro, relativo a espaço locado à Americanas. Além disso, o ALZR11 divulgou que contratou a XP Investimentos para prestar serviços de formador de mercado.
Confira as principais notícias do mercado de FIIs:
XPLG11 firma contrato de locação de parte do Especulativo Extrema
Em fato relevante, a administradora do XPLG11 anunciou que firmou contrato de locação de imóvel com empresa do segmento de comércio varejista, com prazo de 60 meses, referente a 36.264,98 m² de Área Bruta Locável (ABL) do Especulativo Extrema, localizado na cidade de Extrema (MG). O fundo é promitente comprador de 64,20% do local.
O FII comenta que essa locação equivale a cerca de 46,9% da ABL total do empreendimento, “sendo certo que a data de início do prazo locatício é 10 de fevereiro de 2023”.
O XPLG11 espera que o restante do empreendimento seja entregue até o encerramento do terceiro trimestre deste ano.
“Com a referida locação, o Especulativo Extrema apresenta uma ocupação de 100,0% das áreas entregues, ou em relação ao total de áreas previstas para o empreendimento, o equivalente a 77,1%”, complementa.
Em outro fato relevante, a administradora do XPLG11 comunicou que, no âmbito do contrato de locação firmado com a Americanas, relativo ao Condomínio Golgi Seropédica, situado na cidade de Seropédica (RJ), recebeu, até esta data, o valor de R$ 509,9 mil correspondente a parte do aluguel do mês de competência de janeiro deste ano e com vencimento em fevereiro.
O fundo informa que resta pendente o pagamento de R$ 807,3 mil. O FII também alega que a parcela do aluguel que foi paga é equivalente a 12 dias do mês de fevereiro a contar do dia 20, inclusive.
ALZR11 contrata a XP Investimentos como formadora de mercado
Em fato relevante, a administradora e gestora do ALZR11 comunicaram que o fundo imobiliário contratou a XP Investimentos para prestar serviços de formador de mercado para as cotas do FII, por prazo indeterminado, com vigência mínima de 12 meses.
O ALZR11 alega que a atuação do formador de mercado começará na abertura do mercado de 15 de fevereiro deste ano.
Segundo o fundo, o formador de mercado visa “fomentar a liquidez das atuais 6,92 milhões cotas emitidas pelo ALZR11 negociadas no mercado organizado de bolsa da B3, “por meio da inclusão de ofertas de compra e de venda”.