FIIs e WeWork: empresa chama atrasos de “ações temporárias” e quer renegociar aluguéis
Empresa nega ação de despejo e diz que pretende obter "resoluções mutuamente benéficas" junto aos FIIs com que está inadimplente.
A WeWork, empresa que faz gestão de espaços de coworking e está inadimplente com pelo menos seis FII do segmento de lajes corporativas, informou que segue operando normalmente e que tem o interesse em renegociar condições de aluguel em busca de resoluções “mutuamente benéficas”.
Na semana passada, o fundo imobiliário TRNT11 comunicou o terceiro atraso consecutivo no edifício Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, com impacto em R$ 0,18 por cota, e deixou de distribuir dividendos aos cotistas pelo segundo mês consecutivo.
Outros quatro FIIs já tiveram seus proventos impactados pelos atrasos: o VINO11 pagou R$ 0,052 por cota, antes R$ 0,06 no mês anterior; o SARE11 reduziu a distribuição de R$ 0,30 para R$ 0,25 por cota; o RCRB11 pagou R$ 0,91, ante R$ 0,99 distribuídos em julho, valor que havia sido apontado como guidance para o segundo semestre; o VVMR11 cortou os rendimentos em 80%, de R$ 0,25 por cota para R$ 0,05 por cota..
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa ao FIIs.com.br, a empresa fez a seguinte declaração: “Nossas ações temporárias têm o objetivo de acelerar as conversas para chegar a resoluções que sejam do melhor interesse de todo o nosso ecossistema, mutuamente benéficas e que estejam mais bem alinhadas com as condições atuais do mercado. Nossos membros continuam sendo nossa principal prioridade e a negociação em andamento não altera nosso compromisso de prestar o excelente serviço que eles esperam”.
FIIs e WeWork: empresa mantém oferta de locações
Em seu site, a empresa continua oferecendo imóveis para locação, diária ou por temporada, inclusive no Paulista 2537, como chama o Edifício Comolatti, na Avenida Paulista, em São Paulo, cujo proprietário anunciou ter obtido uma ação de despejo contra a WeWork. No comunicado, a empresa diz ainda que desconhece “qualquer notificação de despejo”.
A WeWork informa em seu site que conta com mais de 30 mil clientes, os chamados “membros”, e que sua gestão é feita pela WeWork Latam, sem vínculo direto com a matriz nos Estados Unidos, que passou recentemente por um processo de recuperação judicial.
Nos respectivos fatos relevantes em que anunciam os casos de inadimplência, gestoras de administradoras dos FIIs afetados informaram que estão em contato com a empresa para tentar receber os valores pendentes.