Asset Management: saiba como funciona a gestão de recursos

Asset Management: saiba como funciona a gestão de recursos

Asset Management é um tipo de área do mercado financeiro que consiste em gerir os investimentos do cliente.

Sendo assim, aqueles que precisam de ajuda profissional para gerir os recursos e alocar em FIIs ou ações podem contar com Asset Management para auxílio especializado.

O que é asset management?

Asset management é um tipo de área dentro do setor financeiro no qual uma gestora cuida dos investimentos do seu cliente. Ou seja, a gestora faz uma gestão de ativos de forma terceirizada para quem a contrata.

Sendo assim, a empresa responsável por esse serviço vai escolher os melhores ativos financeiros que se encaixam no perfil do cliente.

O mercado de investimentos está crescendo muito no Brasil e, por isso, esse tipo de serviço está ganhando espaço, assim como muitos outros.

Portanto, é fundamental entender para que serve, afinal, uma asset management e o que ela faz no seu dia a dia.

Para que serve uma asset?

A função da asset é simples: cuidar dos investimentos de seus clientes. Sendo assim, a gestora fará uma alocação otimizada dependendo das demandas dos clientes.

Assim, o cliente conta com uma ajuda que o auxiliará a aumentar sua rentabilidade, ou a proteger o seu patrimônio, ou a investir em ativos de curto prazo para uma compra específica… o que o cliente achar melhor.

asset-management

Dessa forma, vê-se que a asset se trata de um serviço altamente personalizado, de forma que o cliente não precisa se preocupar diretamente com seu capital.

Isso serve muito a clientes que precisam cuidar de seus negócios e não podem ou não querem perder tempo com a alocação estratégica de ativos. Nesse caso, a asset cuida das finanças.

Como funciona o asset management?

Em primeiro lugar, o cliente vê a necessidade de contar com auxílio especializado para investir, pois talvez não saiba muito sobre investimentos ou até mesmo não queira perder tempo pensando nesse fator.

Sendo assim, ele procura uma asset management para cuidar unicamente dos seus investimentos – ou seja, apenas o percentual do patrimônio para investir fica em cuidados da gestora.

Ou seja: esse serviço é bem diferente do wealth management, que consiste na gestão de toda a vida financeira do cliente, sendo, portanto, mais abrangente.

A partir de então, a asset delibera com seu cliente qual é o seu objetivo para curto, médio e longo prazo de forma a escolher a melhor forma de alocar capital possível.

Ela também avalia outros fatores, como, por exemplo, o perfil do investidor: se ele é mais arrojado ou se ele prefere ativos mais conservadores, como é o caso de aplicações de renda fixa.

Quais as características de uma gestora de recursos?

Uma asset management possui muitas características que as diferenciam de empresas como as de consultoria de investimentos e gestoras financeiras.

Em primeiro lugar, é a própria asset que cuida das finanças. Ou seja: ela atua como uma gestora de recursos, ao contrário de consultorias de investimentos, por exemplo, que só indicam para qual direção o investidor deve seguir.

Além disso, a gestora busca avaliar o perfil e os objetivos do cliente: de nada adianta botar 100% do seu capital em aplicações renda variável se ele pretende usar parte do dinheiro em pouco tempo e se possui perfil menos arrojado.

Há, ainda, o fator de que uma asset conta com profissionais especializados em várias áreas diferentes: alguns são especialistas em renda fixa, outros em ações, outros em derivativos, outros em moedas estrangeiras e mais.

Dessa forma, o cliente estará bem servido independente da estratégia que mais for favorável ao seu perfil.

Como se vê, é um serviço bem único, e por isso os seus clientes tendem a possuir um patrimônio mais elevado do que a maioria das pessoas.

Qual a diferença entre a asset e a corretora de valores? 

É fundamental entender a diferença entre asset e corretora de valores, pois muitas pessoas podem se confundir nesse sentido.

Primeiramente, é preciso entender o significado de asset: em inglês, essa palavra pode ser traduzida como “ativo”. Sendo assim, asset management consiste em gestão de ativos, ou seja, ela cuida diretamente do patrimônio dos clientes.

Nesse sentido, a corretora de valores tem um serviço muito menos especializado, pois apenas oferece os ativos para seus clientes – e, muitas vezes, há uma menor gama de produtos financeiros disponíveis.

asset-management

Além disso, a corretora pode contar com profissionais como os agentes autônomos de investimentos, mas este não pode cuidar diretamente dos investimentos do cliente, apenas apresentar os produtos de investimento.

Ou seja: a asset cuida muito mais diretamente do patrimônio do cliente e oferece soluções muito mais personalizadas do que corretoras de valores.

E a wealth management?

A wealth management é um tipo de área de serviço financeiro que cuida não só dos investimentos de seus clientes, como de todas as áreas de sua vida financeira, sendo portanto muito mais completa como solução financeira.

Por exemplo: ela pode ajudar no planejamento de herança, no planejamento financeiro para pagar dívidas, no estabelecimento de pessoa jurídica, como holdings e empresas familiares, e também na alocação de ativos no mercado de capitais.

Ou seja: a wealth management pode fazer o que a asset faz e muito mais, uma vez que a estrutura asset management é voltada apenas para cuidar dos investimentos e não de outros aspectos financeiros do cliente.

Vale à pena contratar uma asset management?

Por fim, a decisão de contratar asset management ou não é muito pessoal, devendo levar em conta o patrimônio que o investidor possui, seu tempo e disposição para aprender sobre investimentos, além de outros detalhes pessoais.

Portanto, se o investidor tiver menos recursos e possuir mais tempo para aprender sobre investimentos por conta própria, pode ser melhor aprender sozinho e alocar seu capital.

No entanto, caso o cliente seja um dono de empresa ou pessoa jurídica que precise de ajuda especializada para alocar capital, pode ser interessante contratar uma asset para ajudar no trabalho de escolher os melhores produtos financeiros.

Você ainda tem dúvidas sobre asset management e o seu funcionamento? Comente abaixo para que possamos ajudar!

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias