Provavelmente, em algum momento da vida, você já desejou saber como investir em imóveis ou qual a melhor maneira de lucrar no mercado imobiliário.

No entanto, saber como investir em imóveis requer algum conhecimento, e neste artigo, vamos mostrar algumas informações que são relevantes nesse sentido.

Para isso, vamos responder a pergunta, como investir em imóveis? Atualmente, existem algumas formas as quais podem ser distribuídas na seguinte maneira: comprar um imóvel físico como uma casa, apartamento, terreno, entre outros. É possível também através de LH – Letras Hipotecárias, LCI – Letras de Crédito Imobiliário, CRI – Certificado de Recebíveis imobiliários e FIIs, que são os fundos de investimento imobiliário.

O que faz o imóvel ser um bom negócio

como investir em imóveis

No mercado financeiro, produtos que têm grande potencial de valorização são tidos como bons negócios.

A lógica também é verdadeira na análise de imóveis.

Com isso, há três fatores fundamentais para indicar se determinado imóvel tem boas possibilidades de se valorizar:

  1. Processo de urbanização: bairros menos maduros podem indicar boas oportunidades. Uma região com terrenos disponíveis tende a receber melhorias como supermercados e lojas de serviços. Esse processo contribui para uma valorização do bairro como um todo.
  2. Saturação de regiões vizinhas: se o bairro escolhido está cercado por bairros com pouca margem para crescimento, pode ser um bom sinal. A tendência é de que o comércio cresça rapidamente nesse bairro e ajude a valorizar o imóvel.
  3. Histórico da construtora e do arquiteto: procure conhecer obras anteriores da construtora e do arquiteto envolvidos no projeto do imóvel. Esse histórico gera uma segurança maior de que são realmente profissionais de alto nível.

Quais são os benefícios em investir em um imóvel

Basicamente existem 3 vantagens para este tipo de investimento:

Segurança

Uma vez registrado em cartório, dificilmente você perderá seu imóvel, afinal ele só será confiscado em casos de inadimplência de impostos.

Ações judiciais ou definições legislativas dificilmente tirarão o bem de sua posse.

Além disso, os contratos de locação preveem multas para o caso de o inquilino solicitar o distrato antes dos primeiros 30 meses. Isso representa uma garantia para o locatário.

Formas de ganhos

Além do ganho com a valorização do imóvel, o aluguel é uma boa alternativa para aumentar o retorno do investimento e os ganhos de capital com o imóvel.

Diversidade de tipos de imóveis

Quase sempre as pessoas pensam em investir em imóveis residenciais. Contudo, é possível adquirir salas comerciais, galpões e terrenos.

Ou seja, você pode diversificar os tipos de edificações em sua carteira e diluir seus riscos.

Fundos de investimento imobiliário democratizaram o investimento em imóveis

como investir em imóveis

Há algum tempo, poucos imaginavam aplicar em imóveis devido a necessidade de muito recurso para isso.

Hoje, isso é possível graças aos fundos imobiliários, que contribuíram para democratizar o investimento em imóveis.

A existência dessa modalidade de fundo ampliou o interesse pelo mercado, pois já não é necessário ter grandes quantias para começar.

Com apenas R$ 10, o investidor já consegue investir em cotas de grandes empreendimentos e projetos.

Além disso, nos fundos imobiliários existem os gestores que farão todo o trabalho de administração do portfólio.

Com isso, para o investidor acaba sendo melhor, pois trará diversificação e tranquilidade em seus investimentos.

Em linhas gerais, saber como investir em imóveis é essencial para o investidor, pois, com esse conhecimento, é possível gerar um grande acumulo de riquezas ao longo do tempo.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.




Comentários