FIIs de Desenvolvimento: Conheça suas principais características

FIIs de desenvolvimento são uma categoria dos fundos de investimento imobiliário.

Esses FIIs de desenvolvimento são fundos imobiliários que possuem um maior risco, entretanto, os que também podem oferecer um maior potencial de retorno.

Basicamente, os fiis de desenvolvimento funcionam da seguinte forma: O gestor investe na construção de imóveis que serão depois revendidos com a expectativa de obtenção de lucro.

Esses fundos imobiliários geralmente são direcionados para investidores qualificados. No entanto, também existem oportunidades para os investidores em geral.

Como funcionam os fundos de desenvolvimento

fiis de desenvolvimento

Os fundos de desenvolvimento são FIIs que investem na construção de imóveis para a venda. Eles lucram com a venda desses imóveis.

Entretanto, a incorporação imobiliária é uma atividade de alto risco, e neste caso, o risco do incorporador é transferido para o investidor.

Entre os problemas que podem ocorrer durante a construção estão o estouro do orçamento, problemas com licenças ambientais e atraso na entrega.

Por outro lado, o potencial de rentabilidade desses fundos tende a ser maior que o dos demais tipos de fundos imobiliários.

Um fato importante a destacar é que os FIIs de desenvolvimento costumam oferecer uma renda mínima garantida aos cotistas enquanto os imóveis estão sendo construídos, para incentivá-los a permanecer no fundo.

Os FIIs que constroem imóveis residenciais costumam vendê-los quando eles ficam prontos.

Mas aqueles que constroem imóveis corporativos podem permanecer com o imóvel por certo tempo, usufruindo dos aluguéis.

FIIs de desenvolvimento com maior liquidez no mercado

fiis de desenvolvimento

Para questão de conhecimento, veja quais são os fundos listados que fazem parte do IFIX, o índice de referência dos fundos imobiliários no Brasil.

fiis de desenvolvimento

Esses fundos imobiliários são listados na bolsa de valores do Brasil (B3) e já possuem código de negociação agrupados por sua classificação de tipos.

Os fundos imobiliários são uma excelente oportunidade para diversificar seus investimentos e com isso, obter uma boa rentabilidade.

Entretanto é importante buscar entender e aprender sobre essa modalidade de investimento para assim, investir com qualidade e segurança.

Por fim, apresentamos neste artigo algumas características dos FIIs de desenvolvimento. No entanto, se você deseja aprender mais sobre fundos de investimento imobiliário, acesse os nossos artigos e veja os mais diversos temas do investimento que hoje mais cresce no Brasil.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários