Fundos Imobiliários: A indústria que não para de crescer!

A categoria de investimentos que mais cresce no Brasil segue apresentando números animadores.

De acordo com o último Boletim do Mercado Imobiliário da [B3] – Brasil, Bolsa, Balcão, o mês de fevereiro desse ano se encerrou com 252.768 investidores de fundos imobiliários, uma alta de 9,56% frente a janeiro.

Fundos Imobiliários A indústria que não para de crescer

Isso é extremamente positivo para a indústria, haja vista que aumenta a liquidez do mercado, fator esse que pôde ser percebido em outro dado divulgado no mesmo relatório pela [B3].

Fundos Imobiliários A indústria que não para de crescer

Acima é possível visualizar tanto o volume financeiro quanto o número de negócios realizados por dia em uma crescente bastante acentuada na comparação com os anos anteriores.

Isso faz com que a facilidade de se comprar e/ou vender ativos no mercado se torne mais facilitada, o que pode contribuir para o aumento do interesse de novos fundos imobiliários serem abertos nos próximos anos.

Isso significa mais empregos, mais impostos, mais alternativas para o pequeno investidor. Ou seja, é um verdadeiro ganha-ganha.

Além disso, o atual momento do ciclo imobiliário também é outro fator que pode ajudar no desenvolvimento da indústria nos próximos anos, isso porque já é possível constatar um reaquecimento do setor imobiliário, num contexto mais amplo.

Obviamente que esse cenário otimista contribui para a entrada de especuladores com o intuito de "surfarem" essa onda positiva.

Muitos deles conseguirão resultados positivos, é claro.

Porém, é fato que uma outra grande parte, infelizmente, enfrentará vivências negativas, muito por conta da falta de experiência no mercado, e se sentirão desconfortáveis ao primeiro sinal de uma baixa.

Esses provavelmente realizarão os seus prejuízos e falarão mal do mercado de capitais para os seus próximos.

Essa é uma batalha que todos nós devemos enfrentar enquanto investidores e entusiastas da indústria de fundos imobiliários.

É uma obrigação, sua e nossa, ajudar e orientar os iniciantes, no intuito de que eles percebam que o importante nos fundos imobiliários é a sua capacidade de gerar renda passiva no longo prazo, e não a variação dos preços das cotas que naturalmente ocorrem no dia a dia.

Especulações de curto prazo não geram valor.

Isso precisa ser difundido na indústria, principalmente para os iniciantes.

Seguiremos com nossa missão de transmitir essa mensagem ao máximo de pessoas que conseguirmos, e gostaríamos de contar também com a sua ajuda.

Acreditamos na corrente do bem, e cada elo é importante na propagação dessa mensagem.

Junte-se a nós e propague essa mensagem ao máximo de pessoas que conseguir.

Em relação ao nosso mercado de capitais, estamos ainda apenas engatinhando.

Para crescermos com saúde e nos desenvolvermos, precisamos de investidores amparados e bem orientados.

Temos total certeza que o Brasil é um país que pode apresentar um dos mercados de capitais mais robustos do planeta, mas para que isso aconteça é preciso a ajuda de todos, inclusive você.

Conte conosco e deixe outras pessoas contarem com você, também!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários