BCRI11: Conheça as propostas da Suno Asset para a gestão do FII

BCRI11: Conheça as propostas da Suno Asset para a gestão do FII

O fundo imobiliário Banestes Recebíveis Imobiliários – BCRI11 – está prestes a passar por uma mudança importante: seus cotistas decidirão em assembleia se substituirão a gestão da Banestes DTVM pela Suno Asset. A votação dos cotistas deve durar 15 dias a partir da data do início.

O BCRI11 é um FII de papel com mais de 46 mil cotistas. Seu patrimônio líquido é de R$ 667 milhões, segundo dados do Status Invest, e seu dividend yield (DY) é de 13,74%.

De acordo com a head de produtos estruturados da Suno Asset, Amanda Coura, a Suno foi convidada por cotistas do FII a assumir a gestão do fundo. Confira os detalhes do que pode acontecer na troca de gestão do FII BCRI11:

Amanda Coura, Head de Produtos da Suno Asset. Foto: Divulgação. Amanda Coura, Head de Produtos da Suno Asset. Foto: Divulgação.

Como começaram as conversas sobre a mudança de gestão do fundo BCRI11?

Muitos cotistas do BCRI11 querem há muito tempo transferir o fundo para a Suno Asset. Recentemente, eles se organizaram, juntaram 5% dos cotistas e chamaram a assembleia. Acreditamos que deve ser feita a vontade do cliente; se ele quer que a Suno Asset seja o gestor, nós devemos ser.

Nós conhecemos há muito tempo os ativos do BCRI11, é uma carteira boa, diversificada. Nós vamos conseguir prestar esse serviço da melhor forma possível, como já temos feito com o fundo SNCI11.

Quais são os planos da Suno Asset para este FII?

Acreditamos que este fundo precisa diminuir um pouco a sua exposição a outros fundos, ou investir em fundos diferentes dos que constam hoje na carteira.

Além disso, o FII pode abrir um pouco mais as informações de cada operação e ampliar o nível de transparência. Hoje, sua comunicação não é muito ativa, falta para o investidor maior clareza sobre os planos do gestor. A estratégia hoje não fica clara para o público.

Pretendemos deixar mais clara a proposta e a estratégia — e acreditamos que podemos acrescentar muito neste sentido, pois a Suno Asset comunica muito bem a estratégia de seus fundos. A gente pode também originar melhor as operações para esse portfólio, que é grande, e colocar várias operações originadas no primário e com taxas melhores e risco mais equilibrado.

Quais são as vantagens da mudança de gestão do FII BCRI11 para os cotistas?

São algumas vantagens: um fundo maior e mais diversificado vai ter uma vantagem de custo. O time da Suno Asset consegue originar mais operações, o que elimina o custo de intermediários melhorando a relação entre risco e retorno. Isso quer dizer que, na média, conseguimos comprar ativos com risco parecido a taxas mais baixas o que aumenta o potencial de retorno do FII no longo prazo.

Além disso, a comunicação da Suno Asset com os cotistas é superior à média do mercado. Isso aumenta a liquidez e traz mais estabilização de preços das cotas no mercado. Para o investidor que quer comprar mais papéis, é mais fácil ter previsibilidade nos custos e no retorno esperado.

Nós também temos taxas mais baixas de gestão e queremos reduzir também esse custo para os cotistas do BCRI11, caso nós nos tornemos os gestores. A Suno Asset cobra 0,7% de taxa, contra 0,8% do valor atual. Essa diferença fica no bolso do cotista em termos de mais rendimento.

Quais são os trâmites para a troca de gestora? 

A partir da manifestação de cotistas que detêm mais de 5% do fundo, o administrador convoca uma assembleia para que os cotistas possam se manifestar a favor ou contra a troca. Se a maioria votar sim, a troca de gestão é feita. Então nós passamos a comprar e vender as ações do fundo, mantendo o resto da estrutura, como custodiante e administrador. Com o tempo, a gente vai vendendo alguns papéis e comprando outros.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias