Por que os FIIs de shopping são a grande aposta da XP para 2024?

Os FIIs estão em um cenário favorável para 2024, segundo a XP. Mas um dos segmentos de destaque é o de FIIs de shopping. Veja os motivos.

Por que os FIIs de shopping são a grande aposta da XP para 2024?
Por que os FIIs de shopping são a grande aposta da XP para 2024? Foto: iStock

Diante da atual fase de redução das taxas de juros, os fundos imobiliários (FIIs) encontram-se em um cenário mais favorável, conforme a visão da XP Investimentos, publicada em seu novo relatório “Onde investir em 2024”. Para o próximo ano, as apostas da casa estão principalmente em torno dos FIIs de shoppings.

A perspectiva da XP é que os FIIs se favoreçam do aumento na procura por ativos imobiliários, uma vez que, com a diminuição das taxas de juros, a aquisição de propriedades torna-se mais acessível financeiramente.

Com essa perspectiva positiva, os investidores começam a observar um maior potencial de retorno nos fundos imobiliários, o que colabora para o crescimento no preço de suas cotas.

Nesse contexto, dentre os diferentes segmentos, a XP afirma ter uma visão “mais construtiva” em relação aos FIIs de shopping, considerando principalmente a expectativa de crescimento do faturamento desses ativos.

“[FIIs de shopping] é um dos segmentos para os quais possuímos visão mais construtiva dentro dos fundos imobiliários. Acreditamos que o segmento manterá crescimento de receitas em 2024 em ritmo comparado ao observado em 2023″, dizem os especialistas em relatório.

As receitas geradas por shoppings estão relacionadas, dentre outras questões, aos valores de aluguel variáveis, que estão associados aos volumes de vendas dos estabelecimentos comerciais desses ativos.

As perspectivas positivas estão sobre os fundos imobiliários cujas carteiras são formadas por shoppings dominantes, já que isso pode favorecer os seus indicadores de vendas. Dentre as opções disponíveis no mercado, a maior recomendação da XP nos FIIs de shopping é o XPML11.

Os analistas da casa acreditam que caso esse cenário projetado aconteça, os dividendos de FIIs de shoppings com ativos dominantes podem aumentar nos próximos meses, fazendo com que, eventualmente, seus dividend yields (DY) superem a média do segmento, considerando apenas os fundos que compõem o IFIX.

O que esperar dos FIIs de papel para 2024?

Essa expectativa positiva da XP permanece sobre os FIIs de papel, também conhecidos como FIIs de CRI ou FIIs de recebíveis.

Os FIIs de papel continuam operando em um “ambiente favorável” e, além disso, muitos deles negociam com descontos em relação aos seus valores patrimoniais.

Diante do atual juro real da economia brasileira, os FIIs de CRI continuam com uma exposição relevante ao IPCA. Apesar disso, mesmo com os juros em tendência de queda no Brasil, a XP também observa oportunidades entre os fundos com portfólios atrelados ao CDI.

foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias