Guide faz troca em carteira recomendada de FIIs; saiba quais ativos

Guide faz troca em carteira recomendada de FIIs; saiba quais ativos

A Guide Investimentos fez uma troca pontual em sua carteira recomendada de FIIs, que segue com 10 ativos e um dividend yield médio de 11,9% ao ano. Para a Guide, o fundo de papel VBI CRI (CVBI11) é a recomendação para o mês de junho, enquanto o fundo MCCI11 sai da carteira. 

O analista responsável pela carteira, Rodrigo Crespi, explicou a inclusão do (CVBI11) na composição do portfólio.

Em sua visão, esse ativo reforça sua tese de alocação “em fundos de recebíveis com perfil high/middle grade, trazendo menor volatilidade para a carteira e mantendo o dividend yield em patamares elevados”. Por outro lado, Crespi não explica porque o MCCI11 saiu da carteira recomendada da Guide. 

A carteira da Guide possui dez fundos com ampla diversificação entre os segmentos imobiliários e equilíbrio entre renda e ganho de capital, acredita o analista da casa. Segundo Crespi, essa composição possui tudo necessário para “oferecer as melhores oportunidades para se estar posicionado dentro do universo de Fundos Imobiliários no mês”. 

Para o mês de julho, a Guide espera uma continuidade na recuperação do IFIX frente a uma desvalorização excessiva das cotas dos últimos meses. Isso indica uma sinalização mais concreta do fim do ciclo de alta de juros.

Mesmo assim, o analista diz possui uma “postura mais cautelosa frente a um cenário mais desafiador e incerto no espetro político-econômico”.

Na visão da Guide, ainda existem oportunidades no setor imobiliários. Mas o analista reforça sua preferência “por setores mais defensivos, com boa capacidade de absorção da inflação e modelos operacionais resilientes”. 

Guide explica panorama do mercado no último mês

Para explicar o desempenho de sua carteira recomendada, a Guide lembra que o IFIX interrompeu série de três meses de ganhos, apresentando performance negativa em -0,88 no mês de junho. 

Neste caso, a carteira da Guide teve um desempenho abaixo do índice com -0,9%, porém, permanecendo em patamares acima do IFIX no ano (+0,6% vs. 0,2%).

Segundo o analista, o mês de junho foi marcado por ruídos e maior aversão dos investidores para ativos de risco frente ao aumento de rumores de deterioração do cenário externo com a possível recessão americana”, afirma Crespi. 

Dentre os setores, destaque positivo para os fundos de recebíveis imobiliários apresentando performance neutra em +0,1. Em contramão, os fundos de lajes e galpões apresentaram pior performance, respectivamente em -1,3% e -0,9%.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias