O Fundo de Investimento Imobiliário Hedge Brasil Shopping (HGBS11), administrado pela Hedge Investments DTVM, divulgou nesta sexta-feira (8) o seu relatório gerencial do mês de setembro, em que descreveu seu resultado e rendimento mensal.

O Hedge Brasil Shopping (HGBS11) é um FII do segmento de shoppings. O objetivo do fundo é alcançar rendimentos e resultados através da aquisição e da exploração comercial de participações em shoppings centers.

Além disso, os shoppings adquiridos pelo HGBS11 precisam ter pelo menos 15.000 m² de Área Bruta Locável (ABL), e serem localizados em regiões com área de influência de, no mínimo, 500 mil habitantes e administrados por empresas especializadas, atuando de forma ativa na gestão da carteira de investimentos.

O fundo aponta que em agosto, as vendas de shopping centers no Brasil apresentaram ala de 38,5% em relação a agosto de 2020. Além disso, quando se compara as vendas de agosto de 2021 com agosto de 2019, observa-se uma queda de 5,8% neste indicador.

Portfólio do HGBS11

O Hedge Brasil Shopping terminou setembro com investimentos em 17 shopping centers. Sobre a diversificação da carteira do HGBS11, cerca de 89,7% da carteira de ativos estão alocados em ativos estratégicos do fundo.

Além disso, aproximadamente 8,1% estão distribuídos em FIIs líquidos, 1,7% em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e 0,5% em fundos de renda fixa. Por conta disso, 67,2% dos ativos do HGBS11 estão em imóveis e 22,5% ao todo em FIIs.

Por ativos, os 7 maiores posicionamentos do portfólio do Hedge Brasil Shopping são:

  • Penha - 15%;
  • West Plaza - 15%;
  • Parque Dom Pedro - 13%;
  • Mooca - 8%;
  • São Bernardo - 8%;
  • Tivoli - 8%;
  • Villa Lobos - 7%.

Na diversificação da carteira do Hedge Brasil Shopping por operadores, há 3 maiores posições e o percentuais correspondentes no portfólio do fundo:

  1. Aliansce Sonae - 33%;
  2. AD Shopping - 30%;
  3. brMalls - 25%.

HGBS11 anuncia resultado, rendimento e portfólio de setembro

Resultados e rendimentos do HGBS11

No fechamento do mês de setembro, o valor de mercado da cota do HGBS11 foi de R$ 182,09, correspondente a um valor de mercado total de R$ 1,8 bilhão. O valor patrimonial da cota no período foi de R$ 214,40.

No mês de setembro, a receita do HGBS11 ficou majoritariamente em receita imobiliária, que totalizou R$ 8,55 milhões. Outras receitas foram no montante de quase R$ 1,64 milhão e o total de despesas, quase R$ 1,097 milhão.

No mesmo período, o resultado operacional do Hedge Brasil Shopping foi de quase R$ 9,09 milhões. Descontando-se o lucro operacional, o resultado do HGBS11 foi de quase R$ 8,94 milhões, totalizando R$ 76,4 milhões nos últimos 12 meses.

Com esses números, o resultado médio por cota do Hedge Brasil Shopping (HGBS11) foi de R$ 0,89. Já o rendimento distribuído no mês de setembro foi de R$ 8,5 milhões. O valor do rendimento médio por cota foi de aproximadamente de R$ 0,85. O retorno total bruto em março foi de -2,9%, totalizando 285,8% desde o início do fundo.