Oportunidades em Fundos Imobiliários: dá para fazer bons negócios?

Oportunidades em Fundos Imobiliários: dá para fazer bons negócios?

A crise atual com inflação alta e juros elevados dá para continuar investindo em fundos imobiliários? Essa é uma pergunta comum entre investidores que estão preocupados com o mercado de FIIs diante do contexto macroeconômico desafiador. Quem responde essa e outras questão é o especialista em FIIs da Suno Research, o Marcos Correa.

Ele comenta que atualmente, temos uma indústria que vem crescendo muito em tamanho e qualidade. No geral, temos muitos ativos bons. Mesmo esses bons ativos que a gente da Suno Research acompanha diariamente, também estão caindo.

Ou seja, não é uma coisa específica com a estrutura do fundo imobiliário em si, mas com o mercado como um todo. Correa explica que se um FII mantém sua qualidade e estratégia com portfólio de qualidade, mas suas cotas estão caindo, logo o cenário é de oportunidades.

Para Correa, esse é o cenário perfeito para comprar mais cotas e aumentar seu portfólio, pois ao fazer isso, o investidor compra mais barato. “Se o portfólio do fundo é de qualidade mas as cotas estão caindo, então temos aí uma ótima oportunidade“, comenta.

O contrário também é verdadeiro. Correa destaca se as contas de um fundo imobiliário estão em queda e existe ali problemas com o FII, então é necessário ligar o “botão de alerta”. Ou seja, “é necessário entender o porquê das coisas para saber ao certo o que fazer, se compra mais cotas ou se vende fundos que estão com problemas”.

Fundos imobiliários de qualidade: este deve ser o foco do investidor

Ao falar em qualidade dos ativos, Correa explica que os fundos imobiliários são ativos geradores de renda. Quando ele enfatiza sobre qualidade dos fundos, seu pensamento está focado justamente na capacidade do FII em uma renda sustentável.

“A renda está entrando todo mês com crescimento, os inquilinos pagam com regularidade e os contratos estão em dia, então temos aí um fundo de qualidade”, ressalta Correa. E se até mesmo em crises essa estrutura é mantida, o investidor encontra uma oportunidade de aumentar seus investimentos nesses fundos de qualidade.

Finalizando seu raciocínio, Correa resume essa relação entre qualidade dos fundos imobiliários e crise, dizendo: “Pagando bem e com cotação mais barata, o que vejo é uma oportunidade super relevante”. Assista abaixo a entrevista com o especialista da Suno:

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias