A administradora de fundos BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM e a gestora VBI Real Estate Gestão de Carteiras Ltda., do fundo imobiliário VBI Prime Properties (PVBI11) comunicou ao mercado nesta terça-feira (20), através de fato relevante, a compra de parte de um edifício em São Paulo.

A celebração dessa compra de imóvel do PVBI11 se refere à aquisição de 50% da fração ideal do edifício denominado de “Union Faria Lima”. O imóvel fica localizado na Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, nº 822, cuja matrícula é o nº 200.151 do 4º Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo – SP. A propriedade desse imóvel é a Dublin Empreendimento Imobiliário SPE S/A..

O ativo adquirido pelo VBI Prime Properties, o edifício Union Faria Lima, contará com 10.083 m² de Área Bruta Locável (ABL), dividida em 20 pavimentos com conjuntos que podem variar de 319 a 603 m². O projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Pablo Slemenson e conta com especificações técnicas, padrão imobiliário AAA.

A construção está sendo feita pela Acry e começou em fevereiro de 2021. Além disso, a previsão de entrega é em outubro de 2023. O empreendimento será entregue ao PVBI11 com acabamento na modalidade warm-shell, dos quais inclui piso elevado, forro, luminárias e distribuição de ar-condicionado no modelo open-space.

O pagamento da aquisição do PVBI11

Importante destacar também que a lavratura da escritura de compra e venda da fração de 50% do empreendimento ao VBI Prime Properties está prevista para acontecer após a conclusão da construção deste empreendimento, de modo que a conclusão desta é de responsabilidade do vendedor do imóvel.

O valor total da transação feita acordada pelo PVBI11 é de cerca de R$ 176,46 milhões, de modo que o pagamento será realizado em tranches, das quais as parcelas serão reajustadas pelo índice INCC. O fundo destaca ainda de que forma ocorrerá o pagamento, seguindo os três passos seguintes:

  • 40% do valor vão ser pagos após certas condições suspensivas, a serem superadas pelo vendedor;

  • 20% do valor será pago em janeiro de 2022;

  • 40% do valor será pago após a emissão do Habite-se, com previsão para outubro de 2023.

Mais detalhes sobre a compra de imóvel

Acrescenta-se ainda que foi negociado com o vendedor o pagamento de uma renda mínima garantida equivalente a 6,90%, percentual considerado sobre o capital investido que será devida a partir do acerto da primeira parcela, e que só terá fim depois de 12 meses da emissão do Habite-se do empreendimento. Vale destacar que o pagamento da renda mínima garantida será proporcional ao valor desembolsado pelo VBI Prime Properties.

Considerando a renda mínima garantida citada anteriormente, essa aquisição do VBI Prime Properties representa um cap rate de 6,90% ao ano, de modo que a partir do pagamento da primeira parcela, ocorre um acréscimo na receita imobiliária inicial de R$ 0,04 por cota.

De qualquer modo, PVBI11 diz que a obtenção de mais detalhes que se houverem necessários sobre esta transação estarão disponíveis no próximo relatório da gestão do fundo e destaca que eles permanecem “à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”.