Vender fundos imobiliários para comprar ações é uma boa alternativa?

Vender fundos imobiliários para comprar ações é uma boa alternativa?

Em diversas situações em que a bolsa de valores inicia um período de queda contínua, seja através do Ibovespa ou outras ações de empresas com maior volatilidade, muitos investidores optam por encerrar posições em determinados ativos, como os fundos imobiliários, para adquirir outros.

Muitas pessoas escolhem vender fundos imobiliários para comprar ações de empresas que estejam altamente descontadas de seu valor de outros períodos. Assim, elas acreditam que em algum momento mais a frente elas vão recuperar o dinheiro perdido no FII através de uma possível valorização daquela ação mais adiante.

Segundo o professor Baroni, especialista de fundos imobiliários da Suno Research, esse tipo de “engenharia financeira” que muitas pessoas praticam acaba sendo muito mais para elas se convencerem de alguma coisa ou tentar “ganhar sempre do mercado”, do que construir propriamente uma estratégia vendedora.

O especialista ainda diz que isso pode distorcer o perfil de investidor e as premissas que se tem ao realizar investimentos. Além disso, geraria efeitos negativos para os seus aportes futuros, já que não se tem critérios pré-definidos para a compra de FIIs, uma vez que na primeira oportunidade foram vendidos para a compra de ações sem embasamento.

Sendo assim, não é uma estratégia interessante vender FIIs para investir em ações simplesmente porque se acredita que um deles está mais descontado. Um fundo imobiliário só deve ser vendido se não for mais interessante em fundamentos, simultaneamente ao fato de que a ação de uma empresa esteja propícia para compra.

É preciso comprar na mínima e vender na máxima os fundos imobiliários?

Para Marcos Correa, outro especialista de fundos imobiliários da Suno, não é preciso fazer a melhor compra de fundos imobiliários, ou seja, comprar na mínima e vender na máxima, afinal não existem certezas no mercado que garantam que o investidor vá acertar com certeza essas zonas de preço.

Para Marcos o ideal é realizar uma sequência de bons investimentos e de forma consistente. Ele afirma que essa estratégia é muito melhor do que tentar acertar uma única boa compra, ou seja, buscar adivinhar os topos e fundos de preço. Correa diz que segue sua filosofia de investimento de continuar comprando.

Ainda sobre a comparação sobre fundos imobiliários e ações, o especialista já disse em outra ocasião que “não existe fundos imobiliários ou ações, os dois cumprem papéis diferentes, para investidores diferentes, para estratégias diferentes”. Assim, se pode montar uma carteira com os dois tipos de ativos em sua composição.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias